Eu sou muito ansiosa, mas tenho aprendido a controlar os gatilhos. Primeiro, aceitar que você é ansiosa. Aceitei que eu nasci assim e é uma característica da minha personalidade, não fiquei ansiosa com o tempo ou depois de um acontecimento, sempre fui e não sinto vontade de ir a um psicólogo pra conversar sobre isso, é uma parte de quem eu sou. Tento olhar o lado bom, me torno bem mais produtiva, pois consigo pensar/gerenciar várias coisas ao mesmo tempo. Segundo, precisa descobrir algo que tenha o poder de desligar seus pensamentos (isso é fundamental pra saúde mental de qualquer um) pois a pior parte de ser ansiosa é não conseguir desligar essa sensação de inquietude. Pra mim hoje funciona cuidar de plantinhas, fiz uma hortinha de temperos naturais e amo suculentas, me concentro só nisso e esqueço o resto. Sempre que estou ansiosa/tempo ocioso pego para fazer isso. Já teve uma fase que cozinhar me trazia essa mesma sensação, então acho que chega um ponto que fica automático e precisamos ir descobrindo outros hobbies. As vezes perco o sono e pego algum livro pra ler, pra transformar um momento que seria ruim, em algo prazeroso. Hoje se fala muito em ansiedade, em medicação, em tratamento. Mas a nossa geração por sí só já é mais ansiosa. Tenho uma amiga que toma 5 tipos de remédios, desde o famoso remédio pra dormir ao acordar. Tudo que ela sente recorre ao médico e volta com mais uma prescrição. Já fui a uma psicóloga quando criança por esse motivo, mas não foi uma boa experiência e nunca aceitei tomar nenhuma medicação, pois me sinto capaz de resolver sozinha. Sei que nem todos conseguem e tá tudo bem, médicos existem para nos ajudar. Penso que seja nosso dever tentar nos entender e resolver internamente, e só após procurar ajuda profissional. Estamos ficando dependentes de terceiros com muita facilidade.
Quando estou muito ansiosa por um motivo específico tento racionalizar a situação e tentar enxergar "de fora", isso ajuda a manter a calma, no caso de uma crise de ansiedade, o jeito é fazer coisas que te deixam tranquila, tipo ouvir música ou assistir alguma coisa engraçada, já se estiver ansiosa o tempo todo procura fazer algum exercício físico e técnicas de relaxamento/meditação, nesse caso os resultados demoram mais, mas são bem eficientes.
Tá todo mundo ansioso ultimamente! Boa sorte pra sair disso! :))
Nossa eu sofro disso, infelizmente tem se acostumar porque não tem cura, é um problema involuntário,Tomo até remédios pra combate-lá.
Ela acontece quando menos esperamos.