Segunda opção ou omita isso.
Faça o exercício de se por no lugar dela, se haver consideração, sentimento ainda.
Se prefirir dê sugestões, fale as vezes que gostaria que ela sugerisse algo na rotina ou intimidade de vcs, daí aproveita e faz sugestões p/,ela. Ajuda tb, se vocês saírem da rotina, a presente-e as vezes (roupas, perfumes etc) elogie, td isso pode ajudar na autoestima dela, na sua consequentemente na atratividade entre vcs.
Eita, ainda sofrendo pela esposa... mas vc já disse isso para ela... procure conversar com ela, resolver essa situação... se não funcionar, melhor seguir com a sua vida.
Se ainda gosta dela e o que pega é o sexo, fale, sim. Melhor tentar consertar, pensar em alternativas do que privá-la de saber e a relação acabar por desgaste. Seria covarde da sua parte não fazê-lo.
Mas se não ama, apenas diga que chegou ao limite e precisa procurar outro caminho.
Não desse jeito, né, fera? Se ela desleixou com o corpo, tú vais jogar a auto estima dela no lixo, se é desempenho na cama, é só você tomar a iniciativa de inovar que ela vai acompanhar, se não acompanhar é só isso mesmo, nem adianta discutir...
Cara depende do jeito dela.
Se ela for do tipo q briga por tudo, é toda afetada, ai nem adianta dizer nada, só termina pra não magoar.
Agora se ela for de boas, tranquila, e disposta a fazer mudanças pq gosta de ti, ai diz isso com jeito e tal, mas em um dia que ela esteja com a cabeça fresca.