Essa teoria que algumas pessoas tem dizendo que os brancos de hoje tem dívida com os negros pela escravidão que aconteceu no passado.
Vc concorda?
Obs: Muitos negros tmb possuíam escravos naquela época.

elas perguntam
19 7
eles respondem
anônimo
29/01/2020 22h43
Não concordo!
anônimo
29/01/2020 23h04
Não faz sentido algum na real

Então os alemães tem uma divida historica com os judeus? os portugueses com os indigenas? e varios outros povos que escravizaram uns aos outros??

A gente deveria lembrar que o branco de hoje não nasce escravizando ninguém,e o negro de hoje não nasce sendo escravizado. Então pq diabos um branco tem que pagar pelo que seu tataravô fez nas décadas passada?
anônimo
29/01/2020 22h54
E os negros africanos que vendiam outros negros para a escravidão?

Negros também têm uma dívida histórica com os negros?

Quem define qual negro deve pagar essa dívida, e qual negro deve ter sua dívida paga pelo negro devedor?

A dívida histórica do negro é maior ou menor do que a do branco?

Ninguém nunca me escravizou, então de qual branco eu devo cobrar essa dívida?
30/01/2020 00h19
Que bobagem, ficam trazendo a merda da escravidão para os tempos modernos. Aquilo lá foi uma tragédia como o nazismo, fascismo e comunismo foram e continuam sendo em partes do mundo, são coisas inúteis que só trouxeram mortes e sofrimento, além de perseguição aos direitos civis, são coisas que deviam ser enterradas e esquecidas, e lembradas somente em casos específicos para que não se repetisse coisas parecidas. A turma fica tanto apertando essa tanto essa tecla que cansa os ouvidos das pessoas, chegando ao ponto de muitas até defenderem o indefensável só para parar essa frescurada do caralho.

O que passou, passou, vamos trabalhar para manter as leis iguais, oportunidades iguais e já era.
29/01/2020 22h46
Sou dos que defende que as dúvidas são intransferíveis.
Vá cobra de que está devendo.
29/01/2020 22h42
Discordo totalmente.
anônimo
29/01/2020 23h07
Sou contra, quer dizer que por seu branco eu tenho uma divida com os negros? O que eu fiz? O que meus familiares fizeram? Minha mãe é doméstica, meu pai ambulante, tem uma dívida com os negros?

Nossa família vem sofrendo a gerações, minha avó, meu avô.. Mas por eles ser branco então foi tudo perfeito pra eles não é?

Divida histórica é apenas mais um motivo pra pedir cotas, a única cota que é válida é para pobres..
29/01/2020 22h59
Inexiste.
anônimo
29/01/2020 22h51
O individuo branco não, mas o estado brasileiro sim, com o fim da escravidão os negros e mestiços no Brasil não so foram expostos a o abandodo secular como tambem a segregação, existiam empregos que não aceitavam negros, além deles terem que competir com migrantes já acostumamos com a sociedade de classes, o escravo não conhecia o trabalho so conhecia a escravidão, esse país é uma merda por causa principalmente da escravidão, a escravidão é o berço do Brasil.
29/01/2020 22h54
A questão não é em termos de brancos de hoje têm dívida com os negros.
É muito mais complexo do que isso. Afinal os antepassados de boa parte da população brasileira atual nem estava aqui no Brasil nessa época.
O problema é de outra ordem. A sociedade brasileira tem uma dívida histórica com os descendentes dos escravos. A forma como foi feita a abolição, simplesmente relegados à própria sorte, sem qualquer apoio aos escravos libertos acabou por perpetuar uma situação desfavorável aos negros.
Basta ver as estatísticas de pobreza, nível de educação, população carcerária para verificar que a população de origem negra manteve uma situação pior, comparado às outras raças.
Por isso a importância de políticas afirmativas.
29/01/2020 22h52
Querem quanto ?
Talvez dê pra fazer um empréstimo na Crefisa e resolver isso.
anônimo
29/01/2020 23h34
Não são os bancos, mas o Estado. Isso poque a estrutura escravagista beneficiou a máquina pública da época e seus integrantes, fato que perpetua até hoje, sobretudo porque as populações negras ficaram desamparadas após o fim do regime escravo, mesmo após os abusos vividos.

Não, você não têm dívida, mas as estruturas que nós nos beneficiamos hoje sim.
30/01/2020 00h06
Enquanto houver desigualdade existirá dívida histórica. Não só o Estado é responsável, mas a Igreja, grupos corporativos entre outros.
anônimo
29/01/2020 23h09
Não. Façamos distinção entre sociedade e indivíduo. Quando se aponta "sociedade", é um conceito elusivo, e aqueles que "devem" não são claros (quer dizer, são claros, mas só de pele kkkk). A sociedade é nada mais que agrupamento de indivíduos, e a questao da individualidade SEMPRE deve ser prezada. Porque se há uma dívida que uma parcela específica da sociedade deve pagar, em geral e sem distinção, a dívida de uns recai sobre outros que não a contraíram. Lembre-se que nem todos os brancos que vieram ao Brasil tinham tudo nas mãos. Ou engenhos. Vieram muitas famílias pobres em busca de oportunidade, principalmente na era de cientificismo "embranquecedor". A não ser que você admita que a maioria dos brancos eram ricos e tinham como comprar escravos, o que certamente é anacrônico

Obs.: Sou pardo. Não tô fazendo proselitismo aqui
Obs².: Lembre também que qualquer confisco de capital pra gerar oportunidades para negros vai ser também tirada de outros negros. IPTU, imposto sobre mercadoria e afins vem pra todo mundo
anônimo
29/01/2020 23h43
Não.
29/01/2020 23h00
polêmica
29/01/2020 22h45
Os brancos me devem muito, comecem a pagar

minha conta mando no privado
29/01/2020 23h29
Taí uma questão que gera muita polêmica. Concordo com que muitos disseram aqui a dívida não é só de uma parcela da população (os brancos no caso) mas sim de um sociedade toda, seria o mesmo mesmo que culpar todos os homens que hoje vivem, pelo histórico contra a repressão das mulheres. Culpar os ricos por serem ricos e os pobres por serem pobres. Sempre terá um argumento que que será sobreposto a outro gerando um círculo vicioso sem fim algum.

Não sofri na pele o que muitos hoje apontam que sofrem ou já sofreram, mas acho que não devemos carregar a culpa de um passado o certo mesmo é não repetir tais erros.
29/01/2020 23h31
Eu pago a minha parte em orgasmos pra uma delas.
elas respondem
anônima
29/01/2020 23h07
Não é dívida histórica do "branco", se quiser levar a sério essa questão, precisa apontar quem será o responsável correto por tal reparação, ou seja: o Estado brasileiro.

Não é uma questão apenas envolvendo negros ou o Brasil, diversos países discutem questões semelhantes em relação às suas colônias ou, no caso de Austrália e Nova Zelândia ex, suas populações nativas (aborígenes sendo específica).
anônima
29/01/2020 22h54
Não é o branco, é o Estado.

"Muitos negros tmb possuíam escravos naquela época."

É sério esse argumento?
29/01/2020 23h07
A forma como foi a abolição, liberando os negros ao Deus dará sem eira nem beira, acarretou na desigualdade social de hoje, onde a miséria é predominantemente representada por negros.
A dívida histórica existe e o descaso para solucionar o problema também. Há uma dívida com os índios também. Precisa estudar o que os outros países fizeram e discutir soluções aplicáveis ao Brasil. Eu começaria a pesquisa pela Austrália e seus aborígenes. Reter o que é bom e evitar copiar erros.
anônima
29/01/2020 22h48
Sou responsável apenas pelo que faço, não escravizei ninguém.
anônima
29/01/2020 22h43
Tenho nada a ver
anônima
29/01/2020 22h42
com certeza... de tanto ver reportagens sobre o assunto, deu uma boa esclarecida pra mim. o bagulho é tenso.
29/01/2020 23h01
" Porque eu preciso salvar os velhos, porque eu preciso salvar as flores, porque eu preciso salvar as criançinhas e os cachorros, porque eu sou cheio de querer e o dinheiro é pouco pra nóis por mais muniçao armas mais fortes e o motor mais veloz…

Mano Brown

Acho que negro tem que chegar metendo a chibata de volta!
Aqui é Kunta Kinte caralho! Leão demais pro seu quintal.