eles respondem
Essa lei fez com que os artistas e diretores se acomodassem.
Ela garante o cachê do filme aos envolvidos independentemente de ZERO pessoas assistirem ao filme.
É por isso que existe vários filmes nacionais aleatórios sem importância, sem conteúdo, sem nada...
Me espanta não ter um diretor no Brasil no qual você possa apontar e dizer: esse é sublime !
E não me refiro ao naipe de Staley Kubrik ou Martin Scorsese porque esses são insuperáveis e levam pra casa todo o Oscar se brincar; mas digo diretores como um Yorgos Lanthimos por exemplo; gente que seja criativo, talentoso com pouco e simplicidade.
Mas a verdade é que; como se tornou um ciclo vicioso e complexo, ninguém irá investir ou investirá pouco nessa área porque sabe que será sempre mais do mesmo e esse filme já foi visto varias vezes.
Resumindo tudo, na década de 80 se pensava que era a falta de dinheiro o problema, hoje temos certeza que não é, porque a pouco tempo já foi feito filmes horríveis com 8 MILHÕES e lá fora fizeram filmaços só com 300 MIL, ( Primer, um dos filmes mais geniais do gênero custou 7 mil)
ou seja, com ou sem a Lei Rouanet a nossa arte anda muito a quem do que poderia ser.
''Seu dinheiro de impostos estão indo para Chico Buarque e Caetano Veloso''
Nenhuma. Deveria ser revogada, inclusive. Lei inútil.
Nenhuma.
Só deu dinheiro pra um monte de artista ruim
Lei Rouanet no período do PT virou um sistema oficial de distribuição de dinheiro para propaganda "do sistema". Faço trabalhos para a UFRJ através da Coppe e nunca vi tanta reclamação de falta de dinheiro para a produção de livros, pesquisas e material didático.
O problema nem é a lei Rouanet, mas é que sei lá, o Brasil tem tanta coisa para arrumar na minha opinião, como saúde pública que é uma merda, a segurança pública que embora tente melhorar com o Sérgio Moro no comando, e de fato, tenha demonstrado melhora, tem muito o que fazer para podermos andar seguros na rua, e a educação básica que convenhamos que está longe de nível Canadá ou Finlândia, por exemplo.
Não seria mais viável agora, pagar melhor os professores, além de exigir mais e oferecer melhores treinamentos? Dar maior suporte e escolas de qualidade aos alunos? Enfim, o Brasil ainda vive tanto atrás que acho bobagem se preocupar com problemas que ainda não fazem diferença na vida do cidadão pobre, que quase tem que vender a alma para comprar um carro, por exemplo.
Existem 34 mil leis no Brasil, aproximadamente (2019).
Menos de 500 afetam diretamente a minha vida, provavelmente.
E nem por isso deixam de ter sua importância para o todo da sociedade e o seu funcionamento, em geral.
País sem, cinema, Teatro e música nacional é uma merda, toda país desenvolvido tem sua versão da tal " Lei Rouanet".
Não sou artista e nem frequento teatro ou eventos culturais. Então, essa lei não tem relevância para mim, mas eu acho que essa lei deve ser mantida para financiar a cultura.