Pra começar já adianto que o sucesso da Europa não se deve em nada a exploração da África e América, quando eles conquistaram, já eram completamente mais avançados em todos os sentidos.
A Europa e todos os povos Indo-Europeus (germânicos, celtas, eslavos etc) são sem sombra de dúvidas incríveis, a saga do Homem Europeu na construção da maior civilização da atualidade é grandiosa, magnifica, heroica, epopeica!!!! Sejam os Romanos, os Gregos, os Espanhóis, os Britânicos, os Russos, todos admiráveis!!!!
Porém não foram apenas os Europeus a alcançar essa grandeza, os árabes também tiveram sua era de ouro que durou uns 4 séculos, os Persas (atual Irã) que também são um povo Indo-Europeu foram uma das maiores civilizações da antiguidade, o Japão também é sensacional, e a China por várias vezes alcançou os píncaros da glória seja na Dinastia Han, Tang, Song ou Ming. Quando Marco Polo chegou no Oriente e viu a grandiosidade da China ficou de boca aberta, era certamente a civilização mais sofisticada da época.
Enfim, tanto os povos da Europa, quanto os do Oriente Médio e Oriente tiveram seus períodos de grandeza, até mesmo as civilizações Pré-Colombianas nas Américas fizeram coisas notáveis, embora não no nível dos já citados.
E sobre os povos da África Subsaariana, realmente nunca fizeram nada, não inventaram nem descobriram nada relevante, nem a roda inventaram sozinhos, mas não é por isso que você vai ficar intencionalmente tentando inferioriza-los por pura sacanagem, não é certo, pontuar o atraso deles aleatoriamente sem um motivo relevante só por vontade de humilhar é no mínimo babaquice.
Eu poderia citar alguns motivos da razão do sucesso desses povos, mas estou com preguiça de escrever mais do que já escrevi, e algumas coisas poderiam soar muito politicamente incorreto.
Veja só Pingyao, uma antiga cidade Chinesa: