Porque adquirir resiliência emocional foi um mecanismo adaptativo para as mulheres protegerem a si mesmas. Se não conquista e se protege por meio da força, então deve ter a frieza necessária para navegar pelas interações sociais. É uma compensação pela fragilidade física, e pelo que se percebe, funcionou bem até agora.
Existe também o fator de que as mulheres têm mais propensão a pedir ajuda e se abrir emocionalmente quando não se sentem bem, são incentivadas a falar sobre suas emoções, processá-las sem preconceitos. O homem é tanto biologicamente programado para esquivar dessas questões como quanto socialmente reprimido (tanto por homens quanto por mulheres) quando demonstra alguma ponta de fragilidade.
Sim, a função do homen eh proteger as suas mulheres. A mulher durante a gravidez fica muito vulnerável, precisa de cuidados, proteção e alimentos. Homem precisa ser mais forte para fornecer proteção e encontrar alimentos. Imagina um homem fraco ter q caçar e lutar contra feras? Não dá, por isso a natureza fez o homem mais forte. A função da mulher eh da a luz e cuidar da prole enquanto o homem fornece proteção e alimentação. Claro que a revolução industrial mudou tudo isso, hoje em dia isso não eh mais necessário.
Toda regra tem a sua excessão. Hoje em dia temos muito mais acesso e empoderamento (tanto feminino como masculino) de procurar outros caminhos. Há homens muito sensíveis e emocionalmente fortes, bem como há mulheres muito fortes, atletas que se dedicaram e buscaram esse desenvolvimento. Mas tradicionalmente a sociedade é assim.