praticamente só havia ocas e tribos de caçadores-coletores na america e africa pré-coloniais e a colonização trouxe o conhecimento da escrita, matemática, arquitetura,ciência,filosofia, caléndario etc

uma pessoa que critica a colonização europeia só posso imaginar que ela queria viver no mato em um estilo de vida pré historico

elas perguntam
9 2
eles respondem
05/02/2020 10h27
Eu to trabalhando para ganhar dinheiro e no final da minha vida morar no mato como coletor. Pensa ai se foi boa a colonização.
05/02/2020 11h12
Toda colonização é a base de muita, muita, mas muita violência. O que te falta é um pouco de empatia pelos nativos.
Se vc fosse uma nativa que tem contato com colonizadores que destruirão tua casa, matarão tua família, te estuprarão incontáveis vezes, te prenderão, te levarão acorrentada a algum lugar para trabalhar até a exaustão, tomando chicote no lombo, comendo o que te derem, até que tu não aguente mais e morra, você consideraria a colonização algo positivo?
05/02/2020 10h24
“Porque dizem”
Meu Deus. Tinha q ter a opção áudio aqui pq tem poucos carácteres pra falar tudo de ruim. Os resultados ainda são visíveis atualmente.
05/02/2020 10h17
So a parte de saquear toda nossa madeira nobre e o ouro nao foi legal!

Mas nos tempo modernos como hoje, tudo isso acontece de uma forma "legal" ...
Somos colonia da china, EUA e dos britanicos.
05/02/2020 10h57
Em muitos lugares a colonização européia foi de exploração, e não de desenvolvimento, por isso é algo negativo.
Como exemplo na contra-mão disso podemos ver o caso de Maurício de Nassau e o que ele fez em Pernambuco
05/02/2020 10h58
Não faz muito tempo que o povo vivia de conquistar terras, mesmo que tivessem que subjugar outros povos. O mundo sempre foi um campo de batalha, e a relativa paz que vivemos não tem nem um século. Sem mimimi, o homem é o que é, o mundo é o que é, foi o que foi. Tem que cuidar do futuro para que o nível civilizatório que chegamos hj continue!! O que acontecer fica apenas como lição, e serve para sempre lembrar a natureza do homem!!
anônimo
05/02/2020 11h14
Trouxe sujeira, egoísmo, corrupção, discórdia, estupro, patriarcado, racismo, desigualdade social e por aí a fora!
05/02/2020 10h16
Negativo pra quem? para o que?
05/02/2020 11h00
Olha a bagunça que está aí, tiraram o índio do seu conforto e da sua terra só para levar as suas riquezas para fora.
elas respondem
anônima
05/02/2020 11h11
Será pq eles roubaram todas as nossas riquezas pra terra deles? Mataram, escravizaram, forçaram evangelização e estupraram os índios na maior barbárie?
05/02/2020 10h52
A colonizacao europeia da América foi diferente da colonização Inglesa. Nossa exploração no início foi extrativista e deu início a nossa história.
A linha do tempo da uma sociedade acontece passando por guerras, conflitos.
Não podemos parar as mudanças históricas. Nos resta cuidar do nosso momento pra fazermos um futuro melhor.