Meu namorado está ficando na minha casa há um mês e meio, pois é mais perto do trabalho. Ele trabalha como recepcionista em um hotel, um dia das 07 às 19hrs e no outro de 19 às 07hrs. Ele trabalha 12hrs quando chega descansa e mas não faz nada de casa, não lava prato, não varre nada, fica no meu quarto o tempo todo até o horário que eu chego do trampo. Ele diz ter vergonha de fazer (moto com minha mãe, irmãs e padrasto), ele realmente é muito tímido, assim como eu me sentia meio sem jeito de fazer algo na casa dele. Porém, comigo era pq ele não me deixava fazer nada, eu sempre pedia pra ajudarem algo e tals e ele nunca deixou, então não sabia onde ficava nada, uma vez ou outra que eu lavava os pratos (lavaria todas as vezes pois não só tinha eu e acho que deve ser dividido, mas ele que procurava problema). Até pq ele mora com a mãe e eu achava super chato ficar lá e não fazer nada, mas como ele procurava problema, eu não podia meter a mão e sair procurando as coisas na casa dos outros.Esses dias eu disse pra ele lavar as cuecas dele, ele simplesmente disse que iria embora pois de sente muito desconfortável em lavar roupa na casa dos outros. Disse que sempre que ia pra casa de alguém e tinha que passar um tempo, assim que todas as suas roupas ficavam sujas ele ia embora, pois por algum motivo se sente desconfortável. Pois toda vez que ele entra no banho eu taco as cuecas dele lá pra que ele lave. Impressão minha ou ele tentou fazer uma chantagem psicológica dizendo que iria embora para que eu lave as coisas dele? Como dizer pra ele que ou ele faz alguma coisa ou eu mando ele pra casa? Não sou elefante pra parir filho grande zzzz

elas perguntam
2 1
eles respondem
06/02/2020 21h08
Pelo que você descreveu, é só vergonha da parte dele mesmo. Faça o seguinte: converse com o restante da sua família da sua casa só pra ter a certeza de que eles realmente apoiam ele ajudar nas tarefas da casa. Em seguida, chegue pra falar pra ele numa boa, sem brigar, que a sua família iria gostar de ter ele ajudando nas tarefas da casa, perguntando o que faria ele se sentir melhor fazendo. Em seguida, proponha que ele faça isso quando ele não estiver sob a companhia das outras pessoas, de início, ao menos no mesmo ambiante, pra que ele se sinta confortável e vá ganhando confiança pra exercer aquela(s) atividade(s) de forma espontânea aos poucos. Assim, é que você vai conseguir que ele ajuda nas tarefas da casa. Não é brigando ou mandando, pois vai ser difícil ele enxergar algo além da bronca, é preciso que ele seja ajudado a driblar o que o impede de ajudar nesses trabalhos. Além disso, entenda que ele deve fazer tudo que caber a ele considerando bastante a sua rotina diária de trabalho, pois a carga horária dele tá longe de ser leve. É dividindo as tarefas entre cada membro da casa de forma organizada dentro do que aguenta cada um que as coisas funcionam bem.
06/02/2020 21h46
Ele tem preguiça isso sim , não tem pq ter vergonha em lavar louça , varrer a casa ou lavar as cuecas todo mundo faz isso
elas respondem
06/02/2020 21h43
"ou mando ele pra casa" kkkkkkkk
Ele deve ficar com vergonha mesmo... conversa com ele, explica direitinho as coisas.