Liberal: a favor da livre iniciativa e dos meios de produção privado, menor intervenção do estado na economia.

Progressista: a favor do intervencionismo estatal, defende um estado grande e social, com grande intervenção do estado na economia.

Liberal e progressista e por quê?

eles perguntam
9 15
elas respondem
anônima
14/02/2020 06h33
Eu sou uma Power Ranger.
anônima
11/01/2021 16h45
Progressista é um termo bastante amplo. Por si só, não diz muito sobre o projeto de país que a pessoa defende. Por isso, gosto de demarcar bem. Sou comunista. Marxista-leninista.
anônima
11/01/2021 17h50
Liberal demaisss
A máquina tem que girar
anônima
14/02/2020 20h50
quando quebra tudo, aí o estado é legal, tds recorrem e pedem socorro.
enfim, economicamente sou pobre.
11/01/2021 17h39
liberal na economia e nos costumes
anônima
14/02/2020 06h32
progressista
anônima
11/01/2021 19h53
Economicamente pobre.
11/01/2021 19h54
Pobre
eles respondem
14/02/2020 06h22
Progressista é um desserviço a humanidade em termos de economia
14/02/2020 06h43
Na teoria pura o liberalismo total, se todos fossem honestos e ompa loompas, é o que gera mais eficiência. Mas nenhuma funciona porra nenhuma, a economia não existe a parte, ela é pura política e interesses de grupos e classes. Podem brigar até o apocalipse nas teorias, na prática a intervenção estatal vai sempre existir, e na prática os que ficam babando por liberalismo estão pensando em si mesmos e nunca no todo. É uma constante na História.
anônimo
14/02/2020 05h11
Liberal
11/01/2021 17h37
Irmão, tu tem que agradecer o progressismo todo dia por nao ta agora se fudendo de trabalhar por 16h consecutivas.
anônimo
11/01/2021 17h43
Sou essencialmente anti-liberal.
11/01/2021 17h13
Liberal, claro q o estado deve controlar algumas coisas pra não virar bagunça, mas tem q ser o mínimo possível, graças à intervenção ativa do estado que o Brasil está na crise agr
anônimo
14/02/2020 07h15
Progressista não é a palavra ideal para definir o texto após os dois pontos...

Eu defendo uma sociedade que preze pelos valores acima do dinheiro! O liberalismo econômico total dá margem para subversão dos valores sociais e põe o materialismo acima de questões muito mais importantes.

Eu fico com a segunda opção, mas ela não foi definida pelo termo ideal.
14/02/2020 20h51
Eu Sou ANARCOCAPITALISTA!!
anônimo
14/02/2020 07h59
Progressista por convicção

Constituição Federal :

"Artigo 3° : Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

III - erradicar a pobreza e marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais"

Visto isso, em respeito à Carta maior, deve o Estado ter como objetivo a redução de desigualdades. Pessoas não partem de condições iguais e não é cabível, por exemplo, uma pessoa que ganha um pouco mais de 5 mil e quem ganha mais de 24 mil pagarem a mesma porcentagem de imposto baseado na renda. Enquanto houver ainda uma discrepância grande entre as pessoas, não pode-se não pensar em políticas que visem reduzir essa discrepância.

Neoliberais e Ancaps praticamente defendem a não intervenção estatal na economia, idolatram (especialmente os primeiros) pátrias como os EUA. Porém, não há um único exemplo de país em que não ocorra a interferência estatal na economia. EUA protegem sua agricultura, seu aço, possuem participação efetiva nas áreas importantes da economia.

Liberais como o Guedes defendem a não intervenção estatal até a página 2. Usar de dinheiro público para socorrer banco privado não é lá um grande exemplo de "não interferência estatal ".

Enquanto ainda houver esta concentração de renda, com gente com vida de barão e gente passando fome, não há como não querer essa desigualdade não seja reduzida, não há como não defender uma política de redução de desigualdades :

https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/economia/concentracao-de-renda-aumenta-indice-de-gini-o-maior-desde-2012-mostra-pesquisa-do-ibge-24020415?versao=amp
anônimo
11/01/2021 19h52
Liberal pq progressista é retardado e sonhador
anônimo
11/01/2021 16h32
Liberal na economia e nos costumes.
11/01/2021 17h03
Conservador.
anônimo
14/02/2020 19h50
Liberal.
anônimo
11/01/2021 20h59
Só vim aqui ver se alguma bichinha vai responder, “Liberal da economia e conservador nos costumes” , frase típica de meninos fã dos incels do MBL