Não sei se há vantagens e desvantagens, até porque beleza é algo muito relativo.
Eu mesmo me acho um cara extremamente comum, não sou nenhum ogro das cavernas, mas também longe de ser um homão da porra e tal. Sou bem normalzinho, então estranho quando alguém me define como feio, porque não consigo enxergar algo feio em mim, mas também acho estranho quando alguma mina diz que sou "muito bonito" porque não vejo qualidades suficientes para tal, me defino como um intermediário "premium".
Mas há pessoas que generalizam demais, tipo, a pessoa não é bonita tudo bem, mas também não precisa regaçar a pessoa dizendo que ela é feia e tal, para que tantos extremos desse jeito? Eu defino as pessoas em geral em três categorias base:
A bonita, aquela que realmente chama a atenção por ter uma beleza que encanta, tipo um rosto legal, um porte físico atraente e bem desenhado, enfim.
A normal/moderada, aquela pessoa comum, popular, que não chega ser uma deusa, mas também você não enxerga defeitos que fazem a pessoa ser " totalmente desinteressante".
E a feia, aquela pessoa que não tem um rosto legal, bem desenhado, e talvez um porte físico mal distribuído e pouco trabalhado, mas nada também que seja "horroroso".
Sem contar também que a beleza vai depender muito da pessoa, por mais feia ou bonita que a pessoa seja, sempre terá alguém que pensará ao contrário da maioria.