Direita busca liberdade e esquerda a igualdade.
Os extremos de cada lado são péssimos, mas a esquerda consegue ser pior, pois visa retirar toda liberdade para obrigar a nivelação perpétua de uma suposta igualdade.
A título de exemplo, em Cuba não se pode ganhar mais do que um teto pré-estabelecido, indivíduos precisam ter bicos escondidos para conseguirem se manter.
Um artista desertor da Coréia do Norte, chamado Sun Mu tentou fazer uma exposição de obras que criticam a ditadura norte-coreana e teve sua exposição censurada e fechada logo depois de abrir. Conseguiu fugir, mas, se fosse pego, seria devolvido e morto.
No mesmo documentário, um artista chinês afirma que é constantemente monitorado pela ditadura chinesa.
Ainda na China, temos um exemplo recente de terem feito o primeiro médico negar que tinha descoberto o novo vírus. Meses depois, ele morreu.
Na Rússia, temos o clássico exemplo do desastre de Chernobyl, ai de quem falasse alguma coisa.
Tbm na Rússia, tínhamos e ainda temos inúmeras cidades fechadas, nas quais liberdades básicas são desestimuladas e precárias, vide documentário City 40.
Esquerda, Bolsonaro tá acabando com o país e quem votou nele eu quero mais é que se foda, principalmente os pobres, por terem votado em um cara que só pensa nos ricos :)
Eu não saberia dizer.
Eu busco analisar pessoas e seus projetos políticos.
Aqui no Brasil a vontade de poder destrói qualquer ideologia.
Busco saber quais são de fato as propostas de transformação social, geração de renda, cuidados com os menos necessitados.
Ideais políticos existem no papel e nem sempre são transpostos pra a realidade.
Por muito tempo tive clientes da igreja católica, organizações religiosas que buscavam representação em bancadas politicas para poderem garantir o cumprimento de coisas básicas, como acesso a educação a populações carentes e pelo que pude constar coisas boas e ruins vem de todas as bandeiras.
Por isso, prefiro analisar a trajetória de cada pessoa.