Depende do veneno e de quem está tentando me envenenar. Procuro não me afetar pelo estado de espírito das outras pessoas, não absorver a negatividade e/ou ações negativas.
Acredito que o que as pessoas dizem diz mais sobre elas mesmas do que sobre mim. Porém, nem todo dia estamos com a autoestima/resignação intactas, então as vezes nos afetamos, inevitavelmente.
Quando algo me machuca, eu aproveito pra refletir, penso em todas as perspectivas, pra ver de que maneira eu posso melhorar.. nas atitudes, se for o caso, ou como me fortalecer, para não me deixar levar por palavras externas as quais não tenho o menor controle. Acho que o pior veneno é aquele que vem de quem amamos, coisas ditas no calor do momento, por exemplo, tendem a machucar bastante, pois nunca esperamos que aqueles em quem confiamos vão pegar informações "privilegiadas" para usar contra nós mesmos, infelizmente, sabemos que isso acontece, e muito.
Noto que a maturidade nos faz ver o mesmo problema sob uma ótica diferente, mais tranquila. Hoje me sinto bem mais blindada a comentários ofensivos/destrutivos do que a dois anos a trás. Alguns venenos vão nos fortalecendo, tem situações que só aprendemos depois de passar por elas. Outro ponto muito importante, é avaliar se estamos aceitando críticas "construtivas" de quem nunca construiu nada. Tem pessoas que nasceram para reclamar de tudo e de todos.
nao, se vc injeta-lo tbm, não precisa sequer ser veneno ou algo especifico.
depende do humor do momento, mas eu sou bem controlada.