Entender que um relacionamento longo tem menos amor que o romantismo pinta.
Tem perdão, amizade e compreensão.
Casamento longo é uma sociedade que tem por fim o lucro. Gerar renda, gerar conforto pra ambas a parte. Ter filhos e criar uma família tem relação com laços de amizade e respeito. O amor aos poucos vira uma grande amizade e admiração.
Se vc conseguir conciliar tudo isso com sexo. Perfeito.
Seu casamento vai durar pra sempre.
Isso não tem como funcionar mais, serão só exceções. O casamento sempre seguiu o impulso monogâmico da espécie, pois a perspectiva de vida até muito pouco tempo sempre foi baixo, poucos passavam dos 40 anos. Ficar 50 anos com a mesma pessoa e ainda querer dizer que está apaixonado é uma bela duma falácia. A adaptação possível é a pessoa aprender a basear o relacionamento em outras coisas quando chegar o fim do impulso biológico do tesão e reprodução. Mas isso será sempre pra uma minoria.
Claro, só o casal um ou dos dois morrer antes de separar.
Tem que ver o que significa esse durar. Há casamentos em que o amor já foi pra vala há tempos mas os dois continuam, por causa dos filhos, por ser economicamente mais viável etc.
Pra dar certo não é o papo de novela e comédia romântica de que amor suporta e resolve tudo. É a parceria que tem que ser forte. Honestidade, confiança, respeito e muita, mas muita paciência.
Por isso, ao contrário da mulherada que fala "eca, não!" eu dou maior apoio pra amizade colorida, namoro entre amigos e tal. Sabe aquele papo do Nietzsche de case com alguém com quem terá prazer em conversar até na velhice? Pois é. Porque depois que passa a fase da paixão, ainda terá um puta companheiro. Melhor que passar a fase, a conversa acabar, a pessoa mudar, e ter apenas alguém distante e estranho em casa.