capacidade de gravar e relacionar conteúdos dos últimos três anos da sua vida numa prova de 6h durante dois domingos....não faz sentido pra mim, que capacidade é essa? A de não querer desistir?
Eu queria que as universidades brasileiras usassem o modelo argentino. O Vestibular de lá é o primeiro semestre do curso(Ciclo Básico Comum) ou seja, vc vai receber as primeiras matérias do seu curso e vc tem q passar em tudo para ser efetivado como aluno universitário.
Eu acredito que com esse modelo, não teria gente fora da faculdade ao terminar o ensino médio.
Parcialmente. Deveria sim haver um teste de conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, mas com um peso muito mais reduzido. O modelo ideal deveria ter um peso maior em analisar todo o perfil do aluno. Como uma entrevista com o candidato, o histórico escolar, a participação de atividades extracurriculares...
olha o que eu sei e que o ensino fundamental , e o ensino médio, e incapaz de educar o aluno para ele pode faze a prova do Enem, isso que e incapaz o problema não e o Enem , em se difícil e o ensino publico que e ruim
Claro que não. Fora que a qualidade do Ensino Médio Público deixa a desejar, muitas coisas q caem no Enem não vemos na escola.
Geralmente quem passa é quem estudou em colégio particular, quem teve condições de pagar um cursinho, ou alguém q estudou muito por fora da escola, por conta própria.
Esse é o problema, não é "gravar" conteúdo, e sim, uma forma de avaliar a qualidade do ensino básico, saber se você realmente aprendeu.
Claro que não é justo, você e eu concorremos por duas ou três vagas com alunos de escola privada. Enquanto você estudou sempre em escola pública, lidou com problemas como falta de professores, trabalhos nas pressas para fechar diário, assuntos explicados superficialmente... aqueles que pagaram, não enfrentaram os mesmo problemas.
De qualquer forma teria que ter um teste pra nivelamento, afinal de contas não tem vagas pra todos. Hj em dia os vestibulares não estão tão diferentes do Enem.