Entre testar num bebê e testar num rato, é mais lógico testar num rato ou em qualquer outro animal que não tenha capacidade cognitiva. Por mim, podem matar todos os ratinhos para descobrir novos antídotos, vacinas e remédios, o avanço científico depende disso. Desde que os bichinhos tenham uma morte indolor e não estejam sendo mortos por pura diversão ou entretenimento, eu não julgo imoral.
É necessário, para os experimentos. Como por exemplo, para fabricação de vacinas e medicamentos, tem diversas fases. Uma delas é o teste em animais, antes dos testes em humanos. Que, de certa forma minimiza os riscos de utilizá los nas pessoas. Que são "mais importantes".
Delicado isso, a pessoa que normalmente critica já se utilizou algum medicamento, cujo teste já deve ter sido feito em animais. Respeito o ser vivo, mas para a complexidade da vida, foi e é importante. Alguém se habilitaria a testar medicamentos? Por isso delicado.
Por mim eu não faria, iria preferir usar simulações e ver como aquela doença iria contaminar e quais efeitos ela teria. Mas um dos experimentos que eu achei mais repugnantes foi o Universo 25, pois o pesquisador já tinha mais ou menos a noção de que o experimento daria merda, mas mesmo assim o fez =/.