Com o egoísmo e ganância do ser humano, onde que socialismo ia dar certo?
anônima
29/02/2020 03h11
Porque nos países mais capitalistas não rola, tipo, 50 milhões de pessoas mortas pelo Estado porque não concordam com o Governo (2).
anônima
27/02/2020 21h00
Uma pena que nesse site não tenha tantos esquerdistas

Queria ver sangue, cabeças rolando etc
anônima
27/02/2020 22h24
Vai dormir.
anônima
27/02/2020 22h26
Não acredito plenamente que o capitalismo proporcione por si só justiça, acho que quem proporciona a justiça é a democracia, pois ela que ajuda a impor os limites sociais.
eles respondem
27/02/2020 20h55
Capitalismo ricos e pobres
Pobres empreendedor pode melhorar de vida
Há um emprésario famoso aqui no Brasil que era catador de latinha
Socialismo
Pobres e políticos
Todo poder ao estado; ele é quem divide tudo e na teoria sua divisão deveria ser igualitária
Mas não é isso que acontece não é mesmo
27/02/2020 22h23
É justo se for um capitalismo competitivo de livre mercado, e não o capitalismo corporativista que beneficia grandes industrias em detrimento de outras.

No Brasil, por exemplo, muitos socialistinhas enchem a boca para dizer, "Você não vê, o Brasil é capitalista e não é rico, é capitalista e a pobreza é muito grande e etc..etc..etc..."

Pois bem, eu concordo em partes, mas para entender o porquê isso acontece, temos que aprender primeiramente o capitalismo aplicado no Brasil, e o que faz o capitalismo brasileiro ser mais parecido com regimes socialistas do que de fato um capitalismo de livre mercado.

Quando você resolve empreender aqui no Brasil, primeiro que você já começa em desvantagens em competir com grandes industrias, pois elas aguentam a burocracia e a porrada da carga tributária brasileira sobre elas, já o pequeno empreendedor terá dificuldades, sufocando assim a competitividade.

Outro fator muito presente no Brasil é a insegurança jurídica, as leis do país mudam muito, o que dificulta um planejamento. Você investe e monta uma empresa de locadora de patinete, por exemplo, e 1 mês depois os senadores lançam uma lei dizendo que patinetes sem determinado equipamento serão proíbidos, ou seja, você perde seu investimento e tem dificuldades de se recuperar, podendo até ir a falência rapidamente.

Percebe, essa intromissão do estado na vida privada não apenas oprime o livre mercado e uma competição justa, como impede que pobres saiam da pobreza empreendendo e investindo, pois sempre terá alguma dificuldade impedindo você de crescer financeiramente, tudo isso para beneficiar grandes empresas que aguentam mudanças constantes, que já estão no mercado há anos, e conseguem se adaptar as bruscas mudanças que o país sofre.

Na prática, o socialismo é isso, vender a ideia de que governará para o bem estar de todos, quando na verdade só trabalha para manter quem está no poder, no poder, e quem está pobre, pobre.
27/02/2020 20h59
É Justo que cada um tenha o que mereça de acordo com seu trabalho e esforço. Mas no meu entender palavras como justiça, democracia assim como igualdade funcionam bem mesmo na teoria.
anônimo
27/02/2020 20h59
Não é questão de mais justo, é questão de da certo, o sistema socialista já é fadado ao fracasso e a corrupção

Para pra pensar, em um país socialista o governo acaba controlando tudo, dês do congresso a empresa (estatais), isso da poder de mais na mão de poucas pessoas, isso da merda sempre e sem contar q o socialismo n explora a competição entre mercadorias, ou seja, se minha mercadoria é uma bosta, ela vai continuar uma bosta, n tem ninguém q vende o estou vendendo, vai continuar assim e foda se

Ex: moro em uma cidade pequena (bem pequena) e aqui a um tempo atrás tinha apenas uma funerária, o dono da funerária cobrava horrores de caro no caixão pois sabia q ou comprava nele ou n enterrava o seu familiar, hj com mais de 4 funerária o preço do caixão é baixinho e esse cara quase n vende mais caixão pq tem concorrência q faz melhor e mais barato q ele
27/02/2020 21h01
Porque só o capitalismo se preocupa em atender demandas reais das pessoas, claro, em troca de lucro e otimizando o uso de recursos.

Megacorporações não se incluem nisso porque são socialistas: usam o estado, pedem sempre mil e uma regulações e aumento de impostos "para os mais ricos" (quem define isso?) para esmagarem seus concorrentes mais fracos mas que podem tomar mercado local.
27/02/2020 21h04
Porque nos países mais capitalistas não rola, tipo, 50 milhões de pessoas mortas pelo Estado porque não concordam com o Governo.
27/02/2020 22h26
Em Cuba, médicos trabalham como taxistas quando estão de folga no hospital.
Se médicos ganham pouco no socialismo, imagina gente sem estudos.
anônimo
27/02/2020 22h27
O egoísmo, o individualismo, faz parte da natureza racional humana, tentar acabar com isso de forma construída, com manifestos que querem revolucionar o homem, através do estado, é um erro gigantesco.
anônimo
27/02/2020 20h54
Porque vivemos um estado de plenitude da meritocracia.

Vivemos,né?
anônimo
27/02/2020 22h29
Devia ser todos anarquista e toda sociedade seria alternativa, onde advogado era o não advogado ,onde policial era o não policial, conceitos e valores trocados