O termo "politicamente correto" já é uma invencionice, uma crítica ao direito individual a liberdade de expressão.
Mas sim! Muitos usam do mesmo direito de expressão para disseminar discursos de ódio, preconceito, deturpando muitas vezes, um direito constitucional (expressão). Contudo, se há divergências ou críticas, q inclusive a própria constituição pune, usam do argumento "politicamente correto".
Respeito acima de opiniões que ferem o direito ou a pessoa alheia, simples assim.
Acho que quem critica o politicamente correto só tá de saco cheio dessa pressão de que você tem que ser toda hora certinho, bonitinho e legal, de ter que pisar em ovos toda hora pra falar qualquer coisa pq alguém com ego frágil pode sair ofendidinho. E eu defendo as pessoas falarem mal do que quiserem: da mãe, do marido, de criança e de negros e homossexuais e "minorias".
Existe um abismo de distância entre ser politicamente correto e ser preconceituoso. Expressar opinião contrária (sem ofender ninguém) contra certos movimentos ou atitudes desses grupos e (lgbt ou militância contra o racismo) não te faz ser preconceituoso, isso só quer dizer que você não é politicamente correto (se é que o que eles dizem é correto, pq não existe verdade universal). Já o preconceituoso ofende, deprecie e faz sofrer. Não é engraçado quando você perde alguma boa oportunidade por ser negro ou gay, também não é engraçado quando um negro é ofendido e humilhado em um shopping ou loja, não vejo a mínima graça quando um gay apanha na rua ou quando um gay é constrangido no trabalho/escola/faculdade. Basta pensar, e se fosse o meu filho ou meu irmão?
Nem tudo é preconceito, eu sei. Muitas vezes é só o tal do politicamente "correto" que vem e faz tempestade em copo d'água, mas temos que tomar cuidado pra não confundir os dois e fazer alguém sofrer.
se uma pessoa critica algo que defende a "ordem social e respeito ao próximo", provavelmente ela só quer arrumar uma forma de não parecer "culpado" por não respeitar.
por exemplo, vou soltar aqui uma lei "xenofobia é crime", quem seria contra isso ? qualquer pessoa que respeite o próximo, ficaria feliz com essa lei, a menos que ela seja xenofóbica
Essa MERDA de politicamente correto, foi uma invenção de gente vagabunda, de gente desonesta, sem moral, sem honra e sem caráter, que não tem o que fazer, é uma forma velada de ditadura, censura, cerceamento da liberdade de expressão e controle social.
Eu não sigo a cartilha escrita pelo politicamente correto, até pq, os vagabundos que escreveram essa "cartilha", não pagam as minhas contas.
Se eu tiver que chamar alguém de viado ou negão, vou chamar sem medo, até pq, faço parte de uma geração que não foi criada com pão de ló e Nutella, que se ofende com qualquer coisa. E nos anos 70, ninguém se ofendia por isso. Até na tv, em programas humorísticos, as pessoas usavam esses termos. E ninguém ficou com sequelas ou se matou por causa disso.
Geração de frescos essa, de gente mimizenta, mimada e chorona.
Não se trata de "querer ser preconceituoso e não receber punição".
Vc se refere a "punição". Então me diga: punição por qual motivo???? Por ser realista? Por ser franco? Por ser honesto?
Quem defende qualquer punição pra quem fala o que pensa, não passa de um ditador, fascista, que quer ter o controle das pessoas e da sociedade. Isso sim é fascismo.
Quem defende "punição" pra quem fala o que pensa, é mil vezes pior do que a pessoa que fala o que tiver vontade.
Foda-se o politicamente correto e também quem defende essa aberração.
Falar mal por falar é coisa de gente imbecil. Mas nenhuma fala deveria receber punição, a não ser que se trate de uma grave ameaça iminente. É como alguém puxar um revólver pra te matar. Se você puder, você mata antes que ele atire, não vai esperar ser atingido.
Seria mais fácil detectar essa gente imbecil e boicotá-la ou dar aquela humilhada em rede nacional com uma resposta foda. Já tem empresa que faz isso, observando redes sociais, antes de contratar funcionários.
O que ocorre é que tem grupos de pressão e patrulha que querem ditar e controlar o que as pessoas dizem ou fazem. A esses grupos, que o inferno lhes sejam bem escaldante!
Se mandar escrever uma redação de 20 linhas sobre o que é 'politicamente correto' 99,9% de quem enche o saco com isso, contra ou a favor, vai entrar em curto.