Meu irmão é meio antisocial, tem 20 anos e trabalha com internet...

Problema que a vida dele gira entorno disso, basicamente mal sai de casa, tento tirar ele de dentro de todas as maneiras possíveis, ele é bem comunicativo e faz amizades facilmente, atualmente vejo ele com muito desânimo em relação a tudo, estou tentando ajudá-lo, chamo pra sair, acadêmia, sempre chamo ele pra estudar comigo e o incentivo a fazer algum curso em universidade, me dói o coração ver meu irmão assim sem ânimo pra nada, ultimamente não estou conseguindo ser a mesma pessoa pelo fato de estar vendo ele sofrer calado.

Ele parece estar em um quadro depressivo, está dormindo mais de 10 horas todos os dias, se alimentando mal, preciso de uma luz.

eles perguntam
6 10
elas respondem
28/02/2020 19h00
O primeiro passo é ele aceitar que precisa de ajuda, isso não é fácil, meu pai tá nessa situação há dois anos já.
anônima
28/02/2020 20h15
Querido, sei que tua ligação com seu irmão é muito forte. Mas talvez tenha coisas dentro dele que ele não fale pra ninguém. Será que essa depressão dele não está relacionada à baixa autoestima? Sério, existem muitos gatilhos de autoestima para que o cara não sinta vontade de fazer nada por si, por não acreditar na própria capacidade ou não gostar da própria aparência. Toca nesse ponto com ele, quando conversarem. O ideal seria ele ir num psicólogo, pois assim nao teria receio em se abrir.

Outra coisa que tu sabe muito bem o que pode ser a causa dessa depressão: espiritual. Centro espírita ou centro de umbanda/candomblé. Você mesmo, dá um passe no cara, mesmo que ele não acredite. Ajude ele, pois ele não vai conseguir sair disso sozinho.

Acredito que pode ser uma fusão das duas coisas: baixo autoestima + algum tipo de obsessão espiritual. Mas claro, isso quem vai saber é você, que é quase irmão dele. Assista à alguns vídeos de psicologia no YouTube. Recomendo o canal da Ana Beatriz Barbosa, tem vários vídeos dela sobre depressão e a importância da autoestima. Boa sorte, meu caro.
28/02/2020 20h35
Você pode ajudar de duas maneiras:
1) Oferecendo suporte, conversando e escutando ele realmente,
2) Sugerindo que pode ser um quadro depressivo e indicando ajuda profissional - tenha o número de algum psicólogo da sua cidade para oferecer.
Combinar tudo isso é a melhor forma.
anônima
29/02/2020 10h32
Primeiro passo é procurar um especialista, entendo vc querer chamar ele pra sair e tal mas vai além disso.
anônima
29/02/2020 10h43
Eu sou igual ele, não acho que isso seja depressão, talvez seja introspecção.
Agora se ele era um garoto extrovertido, animado com as coisas e mudou do nada aí que tá o problema.
É muito complicado essa situação, porque é necessário que a pessoa queira ser ajudada.
29/02/2020 10h47
Estou igual seu irmão, desanimada com a vida....espero de coração que ele consiga sair dessa.
eles respondem
anônimo
28/02/2020 19h01
Parece eu, será que você não é meu irmão?
28/02/2020 19h05
É legal ele procurar um especialista :)
28/02/2020 19h22
Tudo é depressão hoje em dia.
Pelo que tu descreveu é só desânimo mesmo, nada que uma balada na casa das primas não resolva.
Para tirar o stress do trabalho nada melhor que puta, cachaça e torresmo.
anônimo
28/02/2020 19h07
Não adianta de nada você chamar ele ir pros lugares, ele só vai querer sair quando reconhecer que precisa mudar de vida.
Eu mesmo quando estava com depressão, minha família sempre oferecia ajuda mas eu gostava de estar daquele jeito; Só vim mudar de vida depois que eles pararam de se importar.
anônimo
28/02/2020 19h16
Nesse momento é complicado, mas veja pelo lado bom: ele tem um irmão que pensa nele e quer o melhor dele. Sendo assim é muito mais fácil vencer esse problema. Tem pessoas que estão passando pela mesma dificuldade que ele e não tem um amigo ou um irmão pra entender seus problemas e aconselhá-lo. Ele vai sair dessa, mas também vai ter que se esforçar pra sair da zona de conforto e do pessimismo. Se possível fale com familiares mais experientes ou de confiança ou procure ajuda profissional.
anônimo
28/02/2020 19h32
Nesses casos a religião ajuda muito. Pede pra ele parar de se torturar falando coisas ruins para ele mesmo se baseando no que parece ser verdade aos olhos. Bem-aventurado aquele que crer sem ver. Pede pra ele se elogiar ao invés de dizer, até mentalmente, que as coisas não prestam. Boa sorte!
28/02/2020 20h20
Ele precisa de ajuda médica. Leve-o a um profissional qualificado o quanto antes, participe das consultas com ele. Se ele tiver que tomar remédio, não vai ter jeito. Você precisa fazer com que ele reaja.

Oferecer atividades e vida social a ele é importante mas não é só isso. Ele precisa de ajuda médica. Mas sem forçar a barra, tudo na conversa.
anônimo
28/02/2020 20h25
Ninguém tira uma pessoa da depressão, o que leva alguém à depressão são coisas que machucam tanto a pessoa que ela não consegue se abrir com ninguém, se um dia ele disser o pq dela estar triste, ele vai omitir o que mais machuca ele, só ele pode se ajudar, e nem sempre quem está nessa situação consegue se recuperar.
29/02/2020 10h46
Leve seu irmão a uma consulta com o psiquiatra
29/02/2020 10h47
Faz o que for preciso pra ele ir num psiquiatra, mas sem ser uma obrigação e concessão, precisa fazer ele entender a crer que a ajuda médica é necessária. Perna quebrada ele iria no hospital, mostra pra ele que é a mesma coisa. Como agir depois pra ser útil? Converse reservadamente com o médico.