Depende da economia do país.
Hoje em dia, convém comprar em algumas cidades, já em outras não. Precisa fazer o cálculo do financiamento, consórcio, investimentos e valor do aluguel para saber qual o mais indicado para o momento. É questão de economia vinculada a planejamento financeiro e não, cultura.
Melhor morar de aluguel do que puxadinho na casa dos pais, aturando a interferência da família. Casal precisa de autonomia, independência.
Sim, faz sentido, porque na maioria das vezes não há outra saída. Adquirir um imóvel próprio, como disse o
@athos_, não é brincadeira para criança. Isto é, a condição para se ter uma casa própria não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros.
O que não faz sentindo NENHUM, mas que sei que alguns fazem, é casar e morar na casa dos sogros. Isso eu acho o fim da picada! Uma coisa totalmente
nonsense.
Pior que morar de aluguel é ir morar com os sogros, digo isso não por experiência, mas pela coragem mesmo, ainda mais, quando não fazem nem um esforço para ir construindo sua casa.
Meus pais, por exemplo. Meu pai fazia pequenos bicos e minha mãe era empregada doméstica. Com o dinheiro que meu pai ganhava ele conseguiu construir uma casa, minha mãe ia fazendo o enxoval quando noivou, após dois anos se casaram e meu pai sem emprego fixo.
O terreno da casa foi herança, o que já facilitou.
Após longos anos, quando meu irmão e eu já éramos nascidos fomos morar de aluguel, enquanto isso, meu pai construía outra casa em outra rua, é a casa que moro atualmente.
O que eu quero mostrar com isso? casamento é parceria, meu pai anota tudo, todos os gastos, o quanto pode gastar e quais meses não pode. Quando recebe menos, todos nós abrimos mão de alguma coisa, economizamos. Uma pessoa com salário mínimo quer usar perfumes caros, roupas caras, não dá para ter nada assim. Tem que pensar.