Eu sou muito cética em relação a isso. Tudo bem que há a promessa de estabilidade, salário bom dependendo do cargo, mas fico pensando que há mais contras do que prós.
Você precisa se matar de estudar, precisa pagar caro em provas, se deslocar para outros lugares para fazer a bendita prova, acertar a prova toda ou quase toda, precisa torcer pra alguém mais velho não ter o mesmo número de acertos que você, precisa torcer para ser nomeado e chamado, passar por todo o ritual de admissão e só então depois de tudo começar a trabalhar. Fora que muitas vezes o concursado nem é chamado e abrem outro concurso e prometem o mesmo para outros candidatos.
Será que realmente vale a pena todo esse desgaste?
Em tempo: Já tentei alguns (TJ-SP, municipais, estágios) e só fui bem sucedida em um. Onde logo depois o órgão foi extinto e eu fui demitida. Simplesmente cheguei para trabalhar e fui dispensada.

elas perguntam
6 5
eles respondem
anônimo
03/03/2020 14h52
Vejo que sabe pouco sobre como é a gestão e de como funciona a Administração Pública.

- Muitos se esforçam bastante e conseguem a aprovação, já outros passam sem se sacrificar demais. O tempo de estudo e experiência minimizam essa situação.
- Não existe um "ritual" pra se admitido, o que existem são formalidades que a legislação obriga a cumprir, coisas que até no setor privado tem que ter; nas vezes que tomei posse, não vi nenhum obstáculo.

- Existe uma enorme diferença entre "passar" e "passar e se classificado" dentro das vagas. Os editais falam na nota mínima para aprovação, mas isso não é o suficiente, pois além de aprovada, você tem que estar dentro do número de vagas previstas pra ter direito à nomeação.

- Só se abre outro concurso se o outro estiver perto de vencer ou esteja vencido. Ao contrário do que muitos pensam, os órgãos são obrigados a abrir concurso público, já que pra isso tem que cumprir a legislação, bem como tem que haver recurso orçamentário pra contratação da banca. Concurso, em regra, vale por até 2 anos, prorrogáveis por igual período. Dentro desse prazo, não existe essa de "abrir" concurso novamente.

- De fato quando as vagas previstas são poucas, dificilmente aquelas pessoas que passaram numa posição nada boa, terão chance de serem convocadas, ainda mais quando é cadastro de reserva.

- Sobre você ser demitida, deve haver alguma inconsistência nessa informação. Servidor público efetivo não é demitido por motivo de extinção de qualquer órgão público que seja. Pelas regrais atuais, desde a CF/1988, ele é posto em disponibilidade ou aproveitado em outro. Acho que no seu caso vc fez uma "processo seletivo", para uma empresa subsidiária (Empresa Pública ou SEM), ou coisa assim.

Bom, eu acredito que ainda vale a pena...
anônimo
03/03/2020 12h38
Sim. Você deseja ter estabilidade e ganhar muito dinheiro sem fazer esforço? Essas provas têm que ser difíceis mesmo, esse é o preço. E essas notas não dizem o quão foda vc é, apenas se vc decorou o conteúdo. Eu tirei 960 na redação do Enem, consegui passar em Letras na USP, mas eu sou mais burro q um poste, as pessoas falam cmg e eu fico boiando, tenho dificuldade pra entender coisas simples e minha memória, bem... melhor nem dizer kkkk
03/03/2020 13h22
cim.
Ganha salário bom.
03/03/2020 14h40
Vale sim!
Não desista...
anônimo
03/03/2020 12h37
E nos concursos federais, pelo menos, já não tem mais aposentadoria pública. É limitada ao teto do INSS.
anônimo
03/03/2020 13h26
É bem puxado mesmo, pra qual área vc tem interesse?escolha uma e tenha foco, no início parece impossível mas com o tempo vc vai chegando cada vez mais próximo da classificação e uma hora vc estará dentro das vagas.
elas respondem
anônima
03/03/2020 12h26
Não é fácil mesmo. Estou há 12 anos tentando, mas só fracassei. E olha que eu só faço pra cargo fuleiro.

Nesse tempo cheguei a passar em dois concursos bostas em interiorzinhos, mas eram só pra ganhar um salário mínimo, além das condições de trabalho que não eram boas. E como eu tinha que pagar aluguel e outras coisas, vi que não compensava e pedi exoneração.

Mas queria algum aqui perto de casa. Se fosse de um salário, mas aqui perto, tava bom.
03/03/2020 12h43
Os concursos federais não sei se valem tanto a pena, por causa das mudanças que podem vir por aí.
Eu considero um esforço que vale muito a pena, por causa da estabilidade principalmente, e também porque meus sábados e feriados são sagrados.
anônima
03/03/2020 14h01
Por isso que abri um CNPJ e fui trabalhar por conta ...
03/03/2020 14h45
Tendo faculdade( já fez?), têm casos, não é garantia de reconhecimento, concurso público pode ter casos também. Tudo bem que dizem que uma vez empregada só deixa de trabalhar com a aposentadoria, mas eu quis dizer na situação que o país está, que paga mal seus servidores ou estou errada? Você está sendo realista em falar o lado prós e contra, mas também está tentando justificar sua desistência. Se é seu sonho passar em um cargo continue, quem não tem coragem de ir atrás do que almeja ( sendo bom) é covarde moça e a vida pode te cobrar isso depois. Peça orientação divina, até mesmo para justamente saber qual os planos dele em sua vida e te alimentar de ânimo e fé. Estude e faça sua parte. Deus quer que mereçamos o que ele tem para nós. Se quiser falar mais disso( orientação divina) me chame no privado ou aqui.