Sei lá...
Eu nunca fui mais a fundo sobre a personalidade do líder Sul-Africano Nelson Mandela. Poderiam me explicar se isso é uma invenção da esquerda ou dar uma opinião subjetiva sobre o assunto, agradeço pelo tempo dos senhores/senhoras!

eles perguntam
2 5
elas respondem
anônima
04/03/2020 10h21
Sim ele foi comunista.
eles respondem
04/03/2020 10h25
Um homem com esse tamanho histórico não se resume a um rótulo. Ele foi um jovem rancoroso, odiava brancos, encontrou no marxismo uma ideologia pra se apegar na luta social do país dele (imagino que tu saiba como era a África do Sul). Foi filiado ao Partido Comunista local, atuou em atentados e o caralho a quatro, se envolver em negócios escusos até ser preso.

O que ele fez depois de décadas lá, pacificando e estabelecendo um novo paradigma pro país sem transformar a África do Sul em outro caos social de guerra civil tão comum no continente, é digno de louvor, sim senhor. Esquece os mitos. Esquece a propaganda. Tente entender o ser humano, uma vida é uma trajetória longa.
04/03/2020 02h48
Mandela não era exatamente um comunista marxista declarado mas bebeu das fontes comunistas na formação de sua ideologia porca. Não passa de um falso herói fabricado pelo globalismo, a exemplo do já desmascarado assassino Che Guevara. Foi preso por praticar atentados terroristas contra civis, tendo inclusive, ateado fogo numa creche lotada de crianças boeres, junto com sua não menos imunda comparsa Winnie Mandela e não "apenas por ter lutado contra o regime racista do Apartheid". Ao grupo terrorista de Mandela, é creditada a invenção do "microondas", execução com pneus colocados na vítima até o pescoço, ateando querosene e fogo, método usado por algumas facções de tráfico de drogas no Rio de Janeiro hoje.

Dizem também que ele estuprou uma jovem branca de 14 anos com conivência da esposa mas isso não é confirmado.
Mandela ainda foi veladamente tratado no filme "Diamante de Sangue" (2006, com Leonardo DiCaprio) no qual seria dono ilegítimo de minas com trabalho escravo. O filme foi proibido e censurado na África do Sul.

Em seu governo, mandou matar o chefe dos Zulus, tradicionais opositores do CNA, partido socialista de Mandela. Logo depois, apoiou Jacob Zuma, outro estuprador, a sucedê-lo no poder. Venceu com eleições suspeitas de fraude, coisa comum e corriqueira em toda a África.

Não há heróis entre políticos.
anônimo
04/03/2020 13h51
Na juventude sim mas tem que entender o contesto de guerra fria e o apoio político do mundo comunista contra o governo racista da África do sul, mas seu governo nunca foi socialista, alguns dizem até que ele traiu os " princípios revolucionários" a questão é que o governo dele foi pragmática, ele não foi extremista, ele perdou a elite branca que promoveu o regime segregador na África do sul por que a mesma era dona da indústria nacional, se ele fosse extremista bem provável que haveria fuga de capitais na África do sul como aconteceu no Zimbábue, o problema é que o revisionismo porco quer transformar mandela em um ditador comunista, é bom lembrar que a África do sul é a maior economia da África é a democracia mais sólida.
04/03/2020 10h22
Parece que era
08/05/2020 18h15
Graças ao governo de Nelson Mandela, coisas assim ocorrem na África do Sul até hoje:

Reforma agrária e projetos de controle dos socialistas andam lado a lado. Esses são poucos dos impactos entre outros relacionados, e pelo visto, o problema da divisão das pessoas por etnia não foi resolvido.