Tchê cara, bem difícil sua situação. Tbm tive depressão, no meu caso dos 11 aos 15, era depressão profunda, foram tantas tentativas de suicídio e autoflagelação. Sei como é difícil estar nessa situação.
Tenho 18 agora, embora tenha algumas crises de ansiedade as vezes é momentos de apatia, estou praticamente curado. Meio complicado te aconselhar , pois ainda estou em processo de resignificação de tudo q passei e do meu processo até a "cura".
Mais sbe, vídeos de YouTube não vão te ajudar, digo por experiência própria. Pois eles apresentam soluções simplistas e superficiais para um problema profundo.
Bom, eu desisti da terapia psicológica pois não estava me ajudando, e através de muita análise (mesmo com a confusão da minha mente) fui percebendo que certas coisas contribuíram para minha melhora, eis as seguintes:
1- focar em entender o problema, buscando analisá-lo e não se deixar paralisar por ele
2- busque cercar-se de influências e conteúdos positivos, ex: se cerque de gente q traga leveza a sua vida, pessoas interessantes e gente boa, busque conteúdos que te edifiquem e promovam a tolerância e o autoconhecimento- veja uns vídeos da monja coen no YouTube
3- tente filtrar seus pensamentos, tentando ser mais gentil consigo mesmo
4- ocupe-se com hobbies e hábitos saudáveis. Sei que é difícil pois a depressão nos paralisa, mas tente fazer coisas pequenas, pense "só hoje" todos os dias e vai ver uma grande diferença.
5- dedique tempo a cuidar de outros- acredite, isso faz mais bem pra nós do q pra eles. Por exemplo: alimente animais de rua, visite um lar de idosos, leia pra crianças.
Embora o user seja do sexo masculino, eu sou uma garota. Não sei se dá pra perceber pela minha linguagem, mas Ok kkkk
Tudo de bom pra vc ❤️
Eu tenho depressão, as razões pouco importam, mas eu lido com isso há mais de dez anos. E sério, mulher e relacionamentos não tem nada a ver com isso, é a depressão que prejudica a dinâmica das relações humanas, e não o inverso.