Muitos comerciante sabe que o povo precisa e independente do preço vão comprar,e tão subindo o valor sem dó. E mesmo assim tu rodeia a cidade inteira pra conseguir só em um lugar pq nos outros esta em falta.
A culpa não é dos comerciantes, mas da própria lei de oferta e demanda, esta lei econômica que não pode ser abolida magicamente.
Se a demanda pelo álcool aumenta, mas a oferta continua a mesma, os preços naturalmente subirão, do contrário, os comerciantes ficarão sem estoques e terão que demandar mais das produtoras.
As produtoras, por sua vez não dariam conta de toda essa produção emergencial. Isso geraria um caos em toda a produção de álcool. A subida nos preços é uma coisa boa no longo prazo.
Se não fosse assim, os estoques acabariam e as pessoas passariam a comercializar no mercado negro, como acontece na Venezuela.
Outro exemplo de controle de preços foi o que houve no Brasil quando a Dilma congelou o preço da gasolina e das contas de luz. No curto prazo foi ótimo, no longo, foi uma tragédia, um cavalo troiano maldito.
quero ver a hr que perceberem -na prática, pois teoria não abre os olhos (neste momento) de brasileiro- que gente morta/sem dinheiro não faz compras.
Esse dia (pelo menos do ''sem dinheiro'') ta chegando.