Eu tenho um amigo que tem um pequeno negócio, que é uma loja de peças de moto e bicicletas... e além disto ele trabalha promovendo eventos ciclísticos

Devido a quarentena, ele simplesmente está sem vender nada e sem promover os eventos, ou seja ele NÃO está ganhando NADA...

Ele comentou cmg que até o momento estava dando pra se virar, mas se essa situação se alastras por meses, ele simplesmente não sabe o que fazer p/ganhar dinheiro...

Exatamente o que eu imaginava que aconteceria... deve ter milhões de pessoas em situação semelhante.

Eu não estou desconsiderando a letalidade do vírus, nem dizendo que é insignificante, mas só tentando mostrar como desconsiderar completamente a economia pode ser tão (ou mais) letal p/sociedade do que esse vírus...

Eu prevejo que essa contigência social vai ferrar o bolso de milhões! E se chegarem no ponto de não terem dinheiro p/garantir necessidades básicas, aí imagino os indíces de criminalidade alavancarem...

É quase um beco sem saída, por um lado precaver o contágio impondo o isolamento social, por outro condenando milhões de trabalhadores a não ganhar mais 1 real...
Eu honestamente não sei qual estrago vai ser o pior.

Disserte/ Comente sua opinião.

eles perguntam
10 9
elas respondem
anônima
21/03/2020 12h02
nessas horas que os pequenos empreendedores percebem que estão no MESMO barco que um assalariado, dependem dele para trabalho e/ou para compra de produtos ou serviços.

@leal ambos matam, resultado de política econômica mata, vírus tbm mata. A questão é que quando não te afeta diretamente = tudo de boa, mas quando a água bate na bunda a coisa muda, ne.

Vc não vê a economia matando nos outros dias, pois vc está mergulhado no seu mundinho.

Agora, quando vê que vc tbm pode ser uma vítima fatal acha que é algo tenebroso, pior que uma doença viral nova sem cura.

Rlx, cara, inúmeras pessoas morrem todo dia ou vivem na miséria (eu não falei nem pobreza) e não por coronavírus, mas pela política econômica adotada que não as favorecem.
21/03/2020 09h08
Países que estão procurando combater o Corona promoveram um isolamento até bem mais rígido do que o Brasil. Infelizmente, o atual Governo estimulou ainda mais a informalidade como se fosse uma ideia fantástica. O "você tem que escolher entre ter direito ou emprego" veio cobrar a conta. Se não for feito o isolamento drástico, com inclusive prisão de quem descumprir a saúde pública e privada vai colapsar. Projeções da Alemanha colocam que 70% da população de lá vai pegar. No Brasil, salvo engano projetam 50%. Imagine todas essas pessoas procurando hospital ao mesmo tempo por conta do Covid. Vai ser feito outros países em que se vai escolher quem vai morrer. Fora tantas outras pessoas com problemas graves de outras doenças, acidentes, vítimas de crimes que não vão ter atendimento na saúde e irão morrer. Galera tem que levar isso em consideração quando for fazer a conta da mortalidade da Covid. Há as mortes diretas e indiretas.

Ou age-se agora ou o país morre. Economia se recupera. Projetam 3, 4 meses. Enquanto isso, promova campanha para comprarem do seu amigo. Já há várias campanhas para que comprem dos pequenos empresários, uma vez que os grandes empresários irão passar sem aperto da crise. Coloque seu amigo para trabalhar com venda online de mercadorias, com entrega em casa. Coloque ele para até procurar se monetizar através de rede social, internet. As mercadorias dele não são perecíveis podem durar.

As pessoas não estão entendendo a gravidade da situação. Talvez, entenda quando alguém da família morrer ou até ele mesmo. Diabetes também dá em gente jovem, fora as complicações que podem causar no pulmão.

Ps : quantas perguntas você fará com o mesmo tema? É até todos concordarem com você?
21/03/2020 09h55

Acho que ele fala melhor do que eu.
Eu tenho um pequeno negócio e vou sangrar.
Meus parceiros menores que eu vão sangrar. Até quem é médio vai sangrar.
Eu vou ficar mais pobre até novembro. Minhas economias vão diminuir. Vou ter que queimar minhas reservas.
Talvez eu tenha que vender meu carro no final do ano.
Não sei como vai ser.
Eu escolho a vida. A minha vida e a vida das pessoas de minha comunidade.

Edit. Eu vou empobrecer mas vai dar certo pra mim. Mas me preocupo com as pessoas que não vão ter nem o que comer. Sei que vai ser foda. Vai ser mais foda pra muita gente sem emprego. Infelizmente é um momento sem precedentes mesmo.
anônima
21/03/2020 11h49
Empresários pecisam aderir ao marketing digital, a internet facilita a vida das pessoas. No contexto atual, os entregadores estão com um altíssimo potencial de faturamento, é hora de montar parcerias e investir em redes sociais.
anônima
21/03/2020 08h52
Espero que a situação se estabilize logo. Já tem gente se curando e as pesquisas estão avançando. Tenho fé que tudo vai passar logo, e tanto a saúde de todos quanto a economia dos países afetados vão se recuperar.

Ouvi dizer que o governo vai liberar verba pra dar assistência aos micros e pequenos negócios, se não me engano MEI também está incluso.

O problema são as pessoas que trabalham de ambulantes na rua, esses é que ficarão em situação mais preocupante, pois não costumam ser formalizados.
21/03/2020 09h09
É uma questão muito séria, e, pela previsão do ministro só lá por junho ou julho que a pandemia deve estabilizar no país.
É um impacto financeiro negativo impossível de calcular, infelizmente.

Podia liberar a população de pagar água, luz, prestações, até que tudo se organize novamente.
anônima
21/03/2020 09h22
Resumindo, é isso que o Bolsonaro está TENTANDO fazer o povo entender.
Eu também tenho um negócio próprio e posso dizer que o impacto veio, mas isso é normal devido ao processo .
Mas, digo que, não podemos deixar de nos cuidarmos e se previnir. Sabemos que o Coronavirus está fazendo vítimas, mas acho que aqui no Brasil isso não vai se alastrar tanto, assim espero. Não podemos ficar dando ficha pra mídia, a Globo e UOL se aproveitam da calamidade para se promover, até porque é o único meio de aparecer que elas tem.
Se você reparar e ler bem, a Globo expõem mal suas notícias, faz contas sem fundamento e adora fazer sensacionalismo.
Fia espero com as notícias da Globo.

Sobre o negócio de seu amigo, se eu entendi bem, isso é uma fase. Todo comércio chega um tempo, que para de vender, vende menos ou vende mal e isso é natural.

O coronavirus é um fator, porque até dinheiro vem contaminado. Então, fique calmo.
Eu estou calma e tenho um comercio também, mas vai ter algum cliente que vai precisar. Tem sempre alguém que precisa.
anônima
28/03/2020 12h58
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Essa é a nossa situação. Estamos entre a cruz e a espada!
anônima
28/03/2020 10h12
É preciso o isolamento
anônima
21/03/2020 11h58
É só as pessoas não chegarem muito perto umas das outras
eles respondem
21/03/2020 08h51
Eu concordo, já estávamos em marcha lenta e agora 2020 será um ano horroroso da economia. Os dados colaterais no longo prazo não são dramáticos e midiáticos, mas com certeza vai fuder e mesmo matar mais gente que a doença.

Agora, também não podemos querer que um governo, qualquer governo, faça esse cálculo, tentando equilibrar as coisas. Ele tem que lidar com o agora, e o agora são vidas humanas. Realmente, é uma sinuca de bico.
28/03/2020 12h09

Obrigação do governo não é escolher entre saúde e economia, é adaptar a economia às circunstâncias do momento, seja guerra, crise, epidemia etc. Diferente de outras crises que eram essencialmente econômicas, essa é consequência da saúde. É preciso atuar nas duas frentes. Os hospitais já estão abarrotados, não há cura ainda, não há testes suficientes, o isolamento é a melhor forma de tanto evitar sobrecarregar o setor de saúde, quanto minimizar contágio (e mais mortes), quanto de ganhar tempo. E tempo é vida, tempo é dinheiro. Cancelar ou diminuir a quarentena em prol da economia é desconhecer o que significa economia.

Vamos ao pacote. 750 bilhões para 375 para instituições financeiras na qual boa parte não trabalham com carteira de microcrédito para micro/pequenos negócios. Sobrando então outros 375 para economia real, dinheiro jogado direto no bolso do trabalhador e empregador. Considerando o crescimento do PIB de 1% em 2019, é um valor ineficaz pra reativar a economia. Não vai funcionar.

"Ah, mas não temos 2 trilhões que nem EUA, vamo tirar de onde?"

Há várias saídas, que já deveriam ser tomadas há anos:
- Reforma tributária, suspendendo 6 meses(que é o estimado até atingirmos o pico e começar a estabilizar) pagamento dos tributos para setores mais afetados.
-Diminuir imposto sobre importação para estimular inovação do parque industrial.
-Ratificar o BPC.
-Campanha EM MASSA para distribuir/arrecadar cestas básicas para comunidades e população mais carentes.

Olhem o gráfico acima (faltam instituições, mas serve) e vejamos que o corona afeta 3 mercados: bens/serviços, produção e externo. Pararam. O governo deve corrigir os distúrbios nas variáveis de fluxo(caixa de empresas/Estados) com variáveis estoque(aumento do passivo). Se endividar PRA CARALHO agora, mas garantindo que o fluxo não pare e que estejamos bem para trabalhar quando isso passar.
anônimo
21/03/2020 09h14
O medo causará uma destruição maior do que o próprio corona. Já tivemos mais de 4 circuit breaker, se não me engano, e em breve a e economia irá retroceder anos, talvez volte a ser como era em 2008.

Com inúmeros investidores falindo, empresas quebrando e demissões em massa, não é apocalíptico prever que uma boa massa da classe média se tornará pobre e muitos ricos cambaleando para se manter. Dos pobres eu não vou me ater porque eles já estão fodidos.

As medidas governamentais também não estão ajudando em nada, Guedes cortando o juros para incentivar o gasto desmedido só fará com que as pessoas se endividem ainda mais, gerando uma crise sistêmica.

Cabe ressaltar que isso nunca aconteceu na história do mundo. Nem mesmo em 1929. Quanto aos índices de violência, isso depende muito da cultura local de cada região. Em 1931 na grande depressão americana, os índices de violência se mantiveram os mesmos, ainda que as pessoas estivessem morrendo de fome. Alguns lugares certamente terão problemas imensuráveis, outros, nem tanto.
21/03/2020 08h48
eu fico pensando nos trabalhadores autônomos que vendem suas coisas nos locais públicos, geralmente são pessoas de baixa renda e não estão lucrando nada também
21/03/2020 19h20
Foi mais ou menos o que a gente comentou ontem Leal, só que agora que o vírus entrou aqui, existe uma pressão mundial para que o governo faça algo, se ele não fizer nada, pode até sofrer penalizações de países lá fora.

Eu sou a favor do isolamento social, mas não como estão fazendo, acho que vai prejudicar a economia e deixar as pessoas mais suscetíveis ao vírus.

O poder público devia ter feito isso antes da merda do vírus entrar no país, para ficarmos sossegados, agora que entrou estamos perdidos.

Podiam limitar a quantidade de pessoas em estabelecimentos, ou eles atenderem de portas fechadas, algo que previna o vírus mas que também não prejudique os comerciantes.

Vendedor esperto agora devia correr ao Facebook, Insta, What's e etc.... e tentar vender delivery, entregando as mercadorias na casa das pessoas, fiquei sabendo que o governo não irá proibir isso.
anônimo
21/03/2020 19h47
Quando pessoas da tua família tiverem morrendo pelo corona, quero ver tu falar de economia. É fácil falar "são só 2 milhões de pessoas morrendo" quando não é ninguém que tu conhece. Quero dizer, é uma tremenda falta de empatia, mas... De qualquer forma, o Brasil IRIA parar, de um jeito, ou de outro. Como que a pessoa vai trabalhar com uma falta de ar que mal se aguenta em pé?

Bolsonaro tinha esses números, ele tinha essas informações, e optou por condenar essas pessoas a morte. Tá na conta dele já. O ministro já falou que o sistema de saúde vai colapsar em abril, clap clap. Não vai ser só o corona matando, vão ser acidentes, vai ser a violência, vão ser outras doenças. Indiretamente vão morrer muitas outras pessoas por causa disso, porque o governo resolveu continuar com as pessoas na rua pelo bem da economia. Quero dizer, ele quis manter as pessoas trabalhando pra colher os impostos dessa pessoa, porque afinal de contas, sem as pessoas estarem trabalhando, ele também não recebe salário. Ele precisa dos escravos trabalhando pra ele manter as mamatas dele.

A culpa disso tudo, é do estado. O estado brasileiro é muito grande. Enquanto tem político, promotor, juiz, ou qualquer outro cargo publico ganhando uma salário absurdo + um monte de benefícios, o povo tá se fodendo e pagando por tudo isso. E o pior de tudo, é que quando precisam de ajuda do estado, o estado não da nada, o estado não faz nada pra ajudar. O estado escolhe condenar milhares, se não milhões de pessoas a morte, "por causa da economia". É patético ver como ainda tem gente defendendo essa merda.
anônimo
28/03/2020 10h50
Foda-se! Eu sou bilionário.
anônimo
21/03/2020 19h22
Foda-se
anônimo
21/03/2020 12h15
Vai ser bem complicado, tomará que passe logo, muitos estão com medo da doença e muitos estão com medo da economia.