Primeiramente: defendam o SUS
""Segundamente"": protejam o SUS

e pq caralhos vcs defende isso???

elas perguntam
30 20
eles respondem
anônimo
22/03/2020 17h44
O SUS é um triunfo, é o plano de saúde mais completo do mundo ele é inspirado no sistema de saúde britânico ( National Health Service) o Brasil já ganhou prêmios pelo SUS ele deve ser aprimorado não privatizado, o problema é que as pessoas idolatram o modelo de saúde liberal americano que é um problema, o maior problema estadunidense hoje é a saúde a maioria dos americanos defendem pelo menos um sistema de saúde subsidiado, e tambem tem de se pensar que com a privatização do SUS é bem provável que resultaria em monopólios tendo em vista o tipo de capitalismo que é cultivado no Brasil.
anônimo
22/03/2020 17h37
O sus e o melhor meio de saúde pública que temos! Ele é demorado pq milhões de brasileiros preguiçosos adoram ficar emendando atestados e outras coisas que só o jeitinho brasileiro tem a oferecer! Sem o sus só os ricos terão acesso afins de saúde! Seríamos como nos eua, e como epidemias como corona, dengue, sarampo entre outros, estaríamos mortos! Vá estudar antes de criticar algo
anônimo
22/03/2020 17h37
por que é o que o povo tem...protejam o sus sim
22/03/2020 18h48
Quem defende o fim do SUS é porque não precisa dele ou é sem noção. Como diabos uma pessoa pobre e com uma doença grave vai conseguir pagar o tratamento?

Existe algum lugar do mundo em que um pobre consegue pagar o tratamento de câncer sozinho com o dinheiro dele? Se tiver me conta.

Tem pobre morrendo de fome porque não tem dinheiro pra comprar comida, mas mesmo assim ficam com esse papo. Esse povo de classe média que se acha rico é uma escória nojenta.

Dá uma raiva só de pensar, ficam falando que os preços seriam menores, mas e quem não tiver condições de pagar? Eles que se fodam, né? Até parece que os preços ficariam acessíveis para todos.

Essa gente na verdade NÃO LIGA pra quem não tem condições, se você tiver que morrer para o bolso ficar mais gordo, então que seja.

Pobre que defende o fim do SUS tem mais é que morrer mesmo pra desocupar vaga pra quem quer e precisa.

Tomar no cu com uma merda dessas!
28/12/2020 07h10
Ele é do jeito que é mais existe ...
No estados unidos, por exemplo la nao tem ... Precisou ir ao medico .. paga ..

E vários outros paises nao tem isso ... Foi no medico pagou ...

Aqui muita gente ele ja atendeu ...

Os problemas que acontece eu diria que é falta de organizacao .. e nessa organizacao entra todo mundo ... ( Governor, director, gerente responsavel, atendente , usuarios )

As vezes vemos reclamacao de usuarios que estão pedindo o que nao pode ou da forma errada..

As vezes o atendente é ruim ...

As vezes o governo nao ajudar ...

Mas a idéia inicial é boa
22/03/2020 18h53
O problema do SUS é má gestão e corrupção.
A ideia é muito boa!
22/03/2020 19h16
Não defendo , se privatizaram como que as pessoas que não tem convênio vão ser atendidas , acho que podem ser feitas melhoras na gestão do SUS mais ele precisa continuar a existir
22/03/2020 17h34
Pensa assim, quantas clinicas competem entre si para atender melhor e de forma mais barata o seu pet? Dezenas! Em cidades pequenas do interior, por exemplo, o que não falta são clinicas pets a preços bem atraentes inclusive.

A monopolização das clinicas de saúde em nós, humanos, faz com o que haja escassez e preços altos, se fosse algo tão desburocratizado quanto clinicas pets, acho que a saúde seria mais barata, sendo também mais acessível aos mais pobres.

Muita gente vai pensar que não cabe comparar a saúde de pets com humanos, mas eu acho uma presunção falar isso sem tentar, se o país privatizasse a saúde, dando infraestrutura e desburocratizando para que clinicas privadas fossem o n'1, acredito que haveria planos baratos, acessíveis aos pobres, afinal, as clinicas iriam querer sobreviver com o público que ela atende, assim como uma venda ou um serviço comum. As clinicas iriam disputar entre si para ver quem oferece planos mais baratos e melhores.

Ai vai ter aquele pessoal que vai dizer, mas olha nos EUA, um país desenvolvido, rico, mas com planos de saúde caros e ruins à população. Só que mesmo nos EUA, a saúde também é bem monopolizada, há inúmeras regras e normas para atender as pessoas, não há uma competição justa e barata entre uma e outra. Você fica entre cobrar mais ou ir à falência, concentrando tudo em uma ou outra clinica apenas.

Sou a favor da intervenção do estado apenas em casos bem específicos, como subsídios diretos a pessoas extremamente pobres que, em emergência, precisam de um órgão ou de alguma maquina específica para locomoção, respiração e etc...
anônimo
28/12/2020 06h44
Se tu depender do sus ja prepara a cova.
Quem defende o sus é porque não usa
22/03/2020 19h01
Defendo modelo misto da gestão de saúde. O povo fala de SUS isso e SUS aquilo, mas coisa de alta complexidade onera muito o sistema.

Peguemos como exemplo uma cirurgia por video para remoção da vesícula biliar: algumas pinças são de uso único e custam mais de 3000 reais. Leia bem: uso único! Geralmente é um Hook, uma Maryland e uma Grasper. Só daí são 3. Sem contar com os trocars.

Aí o pessoal acha ruim quando cobram 50.000 da retirada de próstata por vídeo (padrão-ouro, a aberta é muito traumática e muito ruim para o paciente). Bem, só de pinça passa de 5.000. Em alguns lugares, usam carga de grampeadores. Cada uma, mais de 1000. Mais a anestesia geral, enfim... Dá pra captar o que estou dizendo. O cara passa 6 anos em medicina, mais 3 anos em cirurgia geral, mais 1-2 anos para poder operar por vídeo. É uma mão de obra altamente especializada e, por isso, cara.

Setor de hemodinâmica, então, nem se fala. Cateterismo cardíaco, colocação de stents, endopróteses é extremamente caro, e é uma mão de obra também bem especializada. Tem médicos hemodinamicistas, enfermeiros hemodinamicistas, cardiologistas, anestesistas... Como manter um padrão de excelência disso tudo? Não vejo viabilidade em escala grande. Por isso, o SUS deve se ocupar baixa complexidade, e ter alguns centros de referência de alta complexidade. Por isso as enormes filas esperando alguns procedimentos (no meu estado, pra fazer uma Angiotomografia, demora 7 meses. Até lá o cara já perdeu algum membro por conta de doença vascular). Não dá pra ter em escala.

O resto, cabe ao particular fazer.
anônimo
22/03/2020 17h53
Pelos comentários até parece que o SUS é perfeito.
Só sei que em 2014 a agente de saúde disse que retornaria para dizer o dia de fazer um exame de sangue, até hoje ela não voltou. (Em 2017 saí dessa cidade)
anônimo
22/03/2020 17h24
Defendo acabar com o SUS e vender vouchers de empresas que vendem caldo de cana com pastel nas esquinas.
22/03/2020 17h36
SUS é ineficaz e pago com dinheiro público ainda por cima. Várias pessoas morrem esperando na fila, quando vão chamar pra consulta, a pessoa já foi pro buraco, ou seja, precisamos de um sistema novo, um que funcione.
anônimo
28/12/2020 19h41
Eu, pq?
28/12/2020 08h56
Total, acaba. Deixa lá só as pessoas que estão em estado grave e precisam da estrutura pra ficarem vivas, e depois privatiza tudo, mas de vdd e não privatização brasileira que o Estado ainda é o maior sócio. E explode a ANS tb, os seguros ficariam muito mais barato.
28/12/2020 08h52
O fim dele
28/12/2020 08h43
Vale aquela velha máxima para o SUS: Ruim com ele. Pior sem ele.
Pelo tanto de gente que o SUS sem convênio que o SUS atende, não teria como ser diferente o tamanho das filas para atendimento.
28/12/2020 03h34
O SUS é roubo... É obrigar o pobre a pagar o valor de um Bradesco Saúde para fazê-lo morrer na fila.

Se vc devolvesse o valor do imposto para cada pobre ele conseguirá fazer um plano de saúde 100 vezes melhor e ser tratado como gente.

Tenho uma amiga que está há 8 anos na fila esperando por uma cirurgia. Se não for por ajuda dos amigos, rifas e bingos, ela vai morrer.

O SUS é um sistema falido, que serve para cabide de emprego e desvio de verbas.

O rico tem o valor do seu imposto de renda todo debitado para pagar o seu plano de saúde e o pobre morre na fila.

Temos como um exemplo muito bom o Neozelandês. Lá não tem nenhum hospital público, mas nem por isso os pobres ficam desamparados. Existe um sistema de vouchers e custeio pelo governo sem precisar de um complexo caro e corrupto como o SUS.

O que isso muda? Eficiência nota 10 e corrupção quase 0.

Resumindo, o SUS é roubo e condenação de morte, principalmente para os mais pobres.

E para quem quer dar deslike, desafio a provar o contrário aqui nos comentários.
anônimo
22/03/2020 17h53
No Canadá você demora cerca de um ano pra fazer uma cirurgia pelo sistema público de saúde de lá; na Inglaterra as crianças muitas vezes são obrigadas as receber atendimento no chão por falta de macas; no Brasil não seria diferente, tudo o que é público naturalmente é mal administrado (por que você teria algum esmero com o dinheiro dos outros afinal?), portanto o melhor a fazer seria extinguir o SUS.

Se o SUS fosse extinto e todas as regulações do sistema de saúde, as pessoas teriam liberdade para escolher um plano de saúde descente, e não um que deixa você morrer na fila. Se as pessoas tivessem liberdade de escolha, os planos de saúde seriam mais eficientes e os planos de saúde mais baratos, assim as pessoas pobres não ficariam sem assistência.

Mas não, as pessoas preferem dar o dinheiro delas para políticos sob o pretexto falso de que eles irão cuidar da população, como se o Estado fosse o papai responsável por cuidar dos pobres e desamparados.
anônimo
28/12/2020 06h41
Eu não defendo nada público e nunca defenderei
30/07/2020 15h39
Eu quero que privatizem essa bosta. SUS é um lixo.
anônimo
22/03/2020 19h19
burguezinha sem noção
anônimo
28/12/2020 19h38
O SUS não é o problema. O NHS britânico funciona muito bem e é bem parecido. o problema é a corrupção que usa o SUS pra si. Se for acabar com tudo nesse país que funciona mal por causa de corrupção vai sobrar alguma coisa? Acho difícil
anônimo
28/12/2020 07h05
Defendo que o SUS exista, mas que a adesão ao mesmo seja opcional, se a população "depende" em grande maioria, então não deixará de aderir. O problema de basear tudo nesse sistema é que o mesmo trabalha com tudo racionado, muitas vezes pode funcionar como uma "ilusão" de solução para a saúde de pessoas mais pobres, para uma pessoa que consegue um tratamento caro, há muitas outras que "esperam na fila" por esse procedimento ou medicação, uma cirurgia pode durar anos para ser conseguida, o uso de imunobiológicos e de algumas medicações para câncer também é muito restrito.
As pessoas têm ilusão de que por ser obrigatório, então os ricos pagam por esse sistema. Primeiramente, os ricos repassam o preço dos impostos correspondentes para o preço de seus produtos, fazendo os mais pobres pagarem por isso em termos de custo de vida ou em termos de produtos que deixam de comprar, depois que os serviços de saúde são uma pequena parte do que é pago em impostos aqui no Brasil, como o Brasil teve por algumas décadas um estado muito inchado e assistencialista, maior parte dos impostos é destinado a pagar dívidas, a pagar por muitos "rombos", atualmente o da previdência se destaca, o pouco dinheiro dos ricos nos impostos serve muito para isso. Depois disso, também ocorre que o SUS é uma forma eficiente de muitos ricos, sobretudo burocratas, lavarem dinheiro, sobretudo nesse tempo de pouca licitação, depois que se você aumentar a taxação dos ricos indefinidamente para custear o SUS, além de repassarem os custos, muitos irão tirar seus investimentos do Brasil ou fechar seus negócios.
Portanto, o mais ideal é que o SUS até existisse, mas que houvesse um mecanismo que flexibilizasse a sua obrigatoriedade, tendo em vista até os "esquemas" que fazem, muitas pessoas pagariam por um seguro de saúde em que o ponto fraco que ele tem é o racionamento em vez do preço, olhe quantas pessoas aqui defendendo a obrigatoriedade dessa ideia.
28/12/2020 08h36
Só pegar o exemplo do Sistema de Saúde de outros Países
29/12/2020 23h48
Boa pergunta. Na minha opinião o governo só deveria fiscalizar. Imagine tudo o que o governo gasta com saúde.
As pessoas fariam um cadastro e receberiam um cartão seguro saúde . Com este cartão iam procurar uma empresa tipo plano de saúde, que o governo pagaria mensalmente atrelado a um valor básico. Se o beneficiário estivesse insatisfeito poderia trocar. As empresas iriam disputar estes beneficiários, fornecendo serviços de qualidade.
anônimo
29/12/2020 23h58
Por mim até o estado acaba imagina a merda do SUS
30/12/2020 00h26
Totalmente a favor da privatização, você já pisou em um? Um sistema sucateado, onde você entra ruim e sai pior, uma espera de SEIS meses por uma simples consulta e mais outros problemas.
OBS: O SUS não é gratuito, pagamos impostos, sabe?
anônimo
30/12/2020 00h33
De forma alguma, eu defendo o SUS. Claro que tem seus problemas e temos que deixar isso bem claro, pois eles precisam de mais financiamento e melhor gestão para que sejam resolvidos. Mas a privatização ou desmonte do SUS não resolve problema nenhum, pelo contrário, cria muitos.
Todos merecem uma educação gratuita e de qualidade
E é importante lembrar que o SUS tbm está em diversos serviços, como Vigilância Sanitária. Se vc já comprou pães na padaria, vc utilizou o SUS.
SUS é um bem público que PRECISA ser mais valorizado pelo governo e pela população
elas respondem
22/03/2020 17h34
Eu faço enfermagem então eu posso falar. Quem fala mal do sus não tem um pingo de noção do que estão falando, não conhecem a história da saúde do Brasil e os sistemas de outros países, não sabem a luta que foi pra ter o que temos hj. Ele é precário por causa da corrupção que tem no nosso país, mas tbm ajuda milhões de pessoas.
22/03/2020 17h34
Se com o SUS não está nada fácil, imagina sem ele. Apenas uma pequena parte da população, tem condições de pagar um bom plano de saúde, e quanto aos outros?

O SUS é um bom programa, só é mal administrado e seus recursos se perdem nos caminhos da corrupção.

Pessoas de países vizinhos, atravessam a fronteira e vem se tratar no Brasil, porque em seus locais de origem não há um sistema de saúde que atenda quem não tem condições.
Eu defendo o SUS.
anônima
22/03/2020 17h25
Pobre que defende fim do SUS merece se fuder véi, nem aguento ler isso que sobe um nervoso.
22/03/2020 17h21
Quem defende essa ideia é pq não precisa dele
anônima
22/03/2020 17h39
Defendo o SUS, apesar de ser pago com os impostos, poque atinge uma grande quantidade de pessoas. Um médico no posto atende o dia todo muita gente que não teria condições de pagar mesmo se o valor fosse baixo
22/03/2020 17h41
Embora muitos não precisem ele é meio de saúde de muitas pessoas que dependem dele, então ele é muito importante no Brasil
22/03/2020 17h34
Sou 100% a favor do SUS, uma pena que o Governo não sabe dar valor a algo tão benéfico para a população. Lembrando que os planos não queriam fazer os teste do covid-19.
anônima
22/03/2020 18h51
Nem com corona a pessoa perde a vontade de lacrar
anônima
22/03/2020 18h58
Geralmente quem acha que sem o SUS os planos de saúde irão ficar mais acessíveis. Kkkk até parece que não moram no Brasil. Preços abusivos num simples álcool gel já mostra bem isso.
anônima
22/03/2020 18h50
Acho que na real situação do Brasil, o SUS é uma boa opção, porém é necessário muita melhoria.
A privatização só iria beneficiar a Elite.
anônima
22/03/2020 18h53
Pobres vai se consultar a onde ?
Pelo SUS pelo menos tem clinico geral, ginecologista , nutricionista nos posto de saúde
anônima
28/12/2020 08h05
Tu pode não usar o SUS diretamente mas usa indiretamente por meio de vacinas, vigilância sanitária etc. Te informa melhor antes de apoiar privatização da tua saúde.
anônima
30/07/2020 15h40
Fim do SUS? Quem em sã consciência desejaria isso?
28/12/2020 19h42
A ideia do SUS é boa, tanto é que outros países tem ela como modelo. O "problema" é a demora e precarização dos postos de saúde, por exemplo, que tem a ver (acho) com a má administração financeira mesmo. Povo fica roubando dinheiro público, dá nisso...
Mas a ideia é boa. Mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS, quando se vacina contra gripe, febre amarela e etc., quando frequenta ambientes de alimentação devidamente regularizados, etc...
É bom, só precisavam parar de roubar e direcionar o dinheiro pra coisa devida, pq a ideia é boa

OBS: agora que vi que essa pergunta tem 9 meses. Desculpa gata! :v
anônima
22/03/2020 19h21
Porque ainda funciona.
28/12/2020 08h40
Nem todo mundo tem condições de pagar plano de saúde não. Eu perdi meu plano esse ano, eu era dependente do meu pai, quando fui criar meu plano R$ 320,00 mensais, desisti. Não uso muito o SUS, mas em casos de necessidade estão ali para me atender.
anônima
22/03/2020 17h27
Kkkkkk
28/12/2020 08h03
Se vc n sabe sobre o SUS, ou é pq ou vc é rico e n depende de saúde básica ou é um escroto sem empatia ou uma pessoa pobre e burra. Msm se vc n depende outras pessoas precisam. Sai do forum e vai ler a importância do SUS e deixe de burrice
29/12/2020 23h51
Só mais um caminho seguro para desvios de verba... Por isso a maioria dos políticos é contra. A ideia é boa , mas não existe base pra se manter esse sistema aqui.
A privatização todos iriam ganhar
30/12/2020 00h33
SUS: seus últimos suspiro, por me ja podia te acabado a tempos