Eu não sei quantos de vocês também são assim, mas eu faço o tipo caladão, sem proatividade pra iniciar conversas. A desvantagem é que em conversas com mais de 3 pessoas, tendo a me calar por não conseguir impor minhas ideias, formular sem ser coberto pelos gritos altissonantes da procura ativa por atenção, dividida entre todos.
O grande problema é que isso constitui um problema quando concerne a me socializar, já que pela sua natureza interpessoal, as conversas tendem a abarcar mais do que o contato um a um. É um tempo bem difícil de se conversar quando você quer criar conexões, compartilhar ideias, porque tudo fica muito dentro do campo das ideias corriqueiras. A pergunta seria: para aqueles que se sobressaem no 3, no 4, no 5 (sem ambiguidade) a um, de que forma se encaixa na conversa? É só sobre tentar falar e ver se é ouvido?

eles perguntam
2 0
elas respondem
anônima
23/03/2020 00h07
Tente ser mais simples na hora de formular uma questão...você conseguiu falar e deixar os outros calados.
Tem muita gente com uma boa capacidade de te responder, mas, meus parabéns, você escreve muitíssimo bem.
anônima
23/03/2020 00h22
Entendo um pouco do que você quer transmitir, mesmo após alguns anos na faculdade, ainda tenho essa dificuldade. Acredito que em qualquer relação pessoal, ainda mais quando não há intimidade o suficiente, existe muita disputa de egos. Infelizmente existem pessoas que não tem empatia e não fazem questão de inserir os demais participantes na conversa, querendo saber o ponto de vista dos envolvidos. Falta de respeito, com esse tipo de gente eu fico no silêncio e observação, apenas. Acho que aí você também tem que se questionar, o que você quer ganhar expondo suas ideias para o grupo em questão? No meu caso, eu prefiro ficar sempre em silêncio, apenas observando o que cada um injeta na conversa, analisando a linguagem corporal do locutor e dos interlocutores. Até que eu ache uma brecha onde eu possa fazer um comentario construtivo. Isso quando estou inserida num grupo que não tenho tanta intimidade. Acho que no momento de fazer o comentário, você tem que se impor, sua voz tem que se alterar discretamente, sua linguagem corporal deve transmitir autoconfiança. Além do olhar, acho importante o direcionamento do olhar para todos os interlocutores do grupo, para que perceberam que o que estás a falar é algo importantíssimo, olhar firme. Tem um vídeo do Leandro Karnal que é muito interessante, sobre o poder do silêncio. Silêncio, observação, brecha para comentário, autoconfiança corporal. Vira um ciclo, a cada comentário, rsrs.