A China anunciou a revogação das credenciais de imprensa de todos jornalistas americanos que trabalham para três grandes jornais dos EUA, naquela que é a maior expulsão de jornalistas estrangeiros na era pós-Mao Zedong.
1) Tal medida foi uma retaliação à ação do Governo Norte Americano que designou cinco veículos de mídia chinesa como missão estrangeira e restringiu o número de pessoas que podem trabalhar lá e expulsando a quantidade de pessoas que o Governo Americano considera como excedente.
2) Acredito que alguém deve avisar para os EUA e para a China não agirem assim. Deve-se respeitar a imprensa. O caminho é o principal representante do país quando questionado pela imprensa colocar um comediante para distribuir banana para ela.Esse é o caminho correto e que respeita a imprensa.
O partido Comunista chinês controla todas as redações de jornal do país. Segundo a Reporters Without Borders, em 180 países listados, a China é o 177º em liberdade de imprensa. Não há acesso no país à BBC, NYT, The Guardian, WSJ, Reuters, TIME, NBC. https://rsf.org/en/ranking_table