Vou colocar aqui as respostas que eu dei numa conversa:
1. Sua motivação deve sempre estar alinhada com a sua ação. Se você não sabe sua motivação verdadeira, aquela que está mais profunda, você age sem consciência, então você causa consequências diferentes do que você realmente busca ou precisa.
2. Falar a verdade, da maneira mais clara e objetiva possível, sem rodeios, dicas ou entrelinhas, sem meias palavras. Fale até coisas óbvias, não deixe margem à dúvida. Dúvidas se tornam mal-entendidos, que viram brigas.
3. Seja sincero. O relacionamento é para a outra pessoa conhecer o seu íntimo. Você precisa confiar que será acolhido em suas emoções por aquela pessoa.
4. Seja carinhoso no jeito e na voz. Pondere o que você diz e diga da maneira mais carinhosa que se pode dizer. Fale com carinho sempre que puder, mas especialmente quando a conversa for mais difícil.
Para fazer isso, mesmo quando estiver chateado, tente chamar uma memória feliz que tiveram juntos e o que lhe motiva a estar com aquela pessoa para lhe dar forças para agir da maneira mais sensível. Além disso, no cotidiano, fale coisas carinhosas, como apelidinhos e diminutivos. Talvez no início pareça forçado, mas logo será natural com quem você ama.
Como se diz algo é mais importante do que dizer. Se a mensagem não será entendida da exata maneira que você falou, repense e tente achar um caminho para que ela seja entendida. Se a mensagem causará repulsa ou ofensa, ela não será absorvida. Em qualquer relacionamento a mensagem deve ser transmitida com a motivação certa e com amor na intenção e na voz.
5. Depois que você estiver acostumado a procurar a verdadeira motivação em si mesmo, você conseguirá entender a verdadeira motivação alheia, então saberá que muitas ações da outra pessoa não lhe dizem respeito. Às vezes, ela agiu errado com você, mas não foi por sua causa, e sim por motivações particulares. É preciso diferenciar um do outro e expor isso a ela, de novo com amor e clareza.