Uns vêem como uma filosofia "pessimista". Eu vejo como algo libertador, tipo, as pessoas ficam procurando sentido em alguma coisa quando, às vezes, nem tem.
Eu concordo com parte da noção de que não existe um propósito na vida. O mundo que habitamos apenas existe...sem ter sido a criação de uma consciência que projetou o mundo para fins objetivos.
Mas ações, ideias e tudo que provém de uma consciência possui propósito. Eu acho que essa é a parte do niilismo que confunde até mesmo muitos dos que se associam à ele...apesar de não ter estudado o assunto, acho que o ponto central do niilismo é de que o mundo não possui um objetivo, apenas nós possuímos. Pra mim, niilismo é só uma variação do ateísmo.
Mas eu me afasto do niilismo, assim como de qualquer outro grupo ideológico. Eu não gosto do sentimento de comunidade envolvido em todo grupo ideológico e prefiro acreditar no que me parece real, sem me associar à nenhum grupo.
Niilismo leva ao vazio existencial. Insustentável. O segredo para uma existência feliz está numa vida cheia de sentido, cujo alicerce está no serviço ao outro. Adler falava bastante sobre isso: que o homem encontra sua realização quando serve a uma comunidade. Frankl, Adler, Jung fala dos arquétipos. Enfim, longe de parecer algo concreto da realidade, o niilismo me parece uma saída infantil. Temos que amar uma pessoa, servir a um ideal e abraçar o sofrimento inevitável da vida. Pesquisa as críticas do Jordan Peterson, professor de Psicologia da Universidade de Toronto, ao Niilismo:
Conheço beeem por cima. Mas pelo pouco e o que você comentou... Achei interessante.
Mas tomando essa definição que vc deu "ponto de vista que considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência."
Isso não pode descambar em pessoas ainda mais egoístas e causando mals sem remorso?
Tolice, o homem anseia por um sentido transcendente. Assumir a premissa de que nada faz sentido é (ao meu ver), uma desculpa para fugir do caos. Vivemos entre a ordem e o caos (a imprevisibilidade da vida), não há como escapar disso. – Muitos vão dizer que o Nilismo é o ponto de vista racional de ver as coisas, mas eu ainda prefiro um tolo idealista, a um desesperançoso realista.
É coerente pensar q nada faz sentido, mas acho q o nilismo ignora muitos conhecimentos... Acho q ele é sustentável pra qm n curte ter uma mente mais centrada.
E acho q posso estar falando merda tbm, depende do ponto de vista.
Filosofia muito interessante, pode te levar a depressão ou a libertação, por isso acredito que tem que ser ponderado, para que não seja um total pessimista ou um sonhador utópico. Entender que ninguém é especial para o cosmo, aceitar o caos e a falta de sentido das coisas mudam demais a forma de enxergar o restante, entender a luz através da escuridão e entender que nunca foram duais e sim complementares, vendo que não existe sentido no mundo, assim criando seu próprio de forma sincera e verdadeira, não havendo a necessidade de valores morais implementados pela sociedade (Foi o que eu atribui pra minha vida).
Não posso dizer com convicção a minha opinião sobre o niilismo, mas se eu entendi bem, não conseguiria me afastar ou defender uma ideia sem estar pressa a questões políticas ou religiosas.