Uns vêem como uma filosofia "pessimista". Eu vejo como algo libertador, tipo, as pessoas ficam procurando sentido em alguma coisa quando, às vezes, nem tem.
26/03/2020 16h19
Eu concordo com parte da noção de que não existe um propósito na vida. O mundo que habitamos apenas existe...sem ter sido a criação de uma consciência que projetou o mundo para fins objetivos.

Mas ações, ideias e tudo que provém de uma consciência possui propósito. Eu acho que essa é a parte do niilismo que confunde até mesmo muitos dos que se associam à ele...apesar de não ter estudado o assunto, acho que o ponto central do niilismo é de que o mundo não possui um objetivo, apenas nós possuímos. Pra mim, niilismo é só uma variação do ateísmo.

Mas eu me afasto do niilismo, assim como de qualquer outro grupo ideológico. Eu não gosto do sentimento de comunidade envolvido em todo grupo ideológico e prefiro acreditar no que me parece real, sem me associar à nenhum grupo.
anônimo
26/03/2020 14h17
Nem eu que sou depressivo fico com essa merda de adolescente pau no toba.
29/03/2020 23h16
Niilismo leva ao vazio existencial. Insustentável. O segredo para uma existência feliz está numa vida cheia de sentido, cujo alicerce está no serviço ao outro. Adler falava bastante sobre isso: que o homem encontra sua realização quando serve a uma comunidade. Frankl, Adler, Jung fala dos arquétipos. Enfim, longe de parecer algo concreto da realidade, o niilismo me parece uma saída infantil. Temos que amar uma pessoa, servir a um ideal e abraçar o sofrimento inevitável da vida. Pesquisa as críticas do Jordan Peterson, professor de Psicologia da Universidade de Toronto, ao Niilismo:
26/03/2020 13h01
Só mais um de tantos outros estilos de visāo da existência .
anônimo
26/03/2020 15h59
Não acho nada e respeitaria se eu tivesse amigo nilista
26/03/2020 13h19
Conheço beeem por cima. Mas pelo pouco e o que você comentou... Achei interessante.
Mas tomando essa definição que vc deu "ponto de vista que considera que as crenças e os valores tradicionais são infundados e que não há qualquer sentido ou utilidade na existência."
Isso não pode descambar em pessoas ainda mais egoístas e causando mals sem remorso?
anônimo
26/03/2020 13h37
Nunca provei pra saber o que achar disso, acho que com uma pinguinha esse niilismo já serve de tira gosto.
anônimo
26/03/2020 13h18
Tolice, o homem anseia por um sentido transcendente. Assumir a premissa de que nada faz sentido é (ao meu ver), uma desculpa para fugir do caos. Vivemos entre a ordem e o caos (a imprevisibilidade da vida), não há como escapar disso. – Muitos vão dizer que o Nilismo é o ponto de vista racional de ver as coisas, mas eu ainda prefiro um tolo idealista, a um desesperançoso realista.
26/03/2020 13h09
É coerente pensar q nada faz sentido, mas acho q o nilismo ignora muitos conhecimentos... Acho q ele é sustentável pra qm n curte ter uma mente mais centrada.
E acho q posso estar falando merda tbm, depende do ponto de vista.
anônimo
26/03/2020 13h08
Não sei o que é isso, não chegou aqui em Tangamandápio.
anônimo
26/03/2020 16h00
Na minha opinião é uma máscara que se usa pra esconder medos e inseguranças.
anônimo
26/03/2020 13h03
Nem sei oq é isso
30/03/2020 00h48
Filosofia muito interessante, pode te levar a depressão ou a libertação, por isso acredito que tem que ser ponderado, para que não seja um total pessimista ou um sonhador utópico. Entender que ninguém é especial para o cosmo, aceitar o caos e a falta de sentido das coisas mudam demais a forma de enxergar o restante, entender a luz através da escuridão e entender que nunca foram duais e sim complementares, vendo que não existe sentido no mundo, assim criando seu próprio de forma sincera e verdadeira, não havendo a necessidade de valores morais implementados pela sociedade (Foi o que eu atribui pra minha vida).
elas respondem
anônima
26/03/2020 13h22
Deus não existe, man.

- Nietzsche
anônima
26/03/2020 13h22
Não sigo, eu sou mais o estoicismo mesmo.
anônima
26/03/2020 15h54
alguns 'tipos' dele acho interessantes
anônima
26/03/2020 13h11
Aprendeu o que é niilismo, foi ?
26/03/2020 13h20
Não posso dizer com convicção a minha opinião sobre o niilismo, mas se eu entendi bem, não conseguiria me afastar ou defender uma ideia sem estar pressa a questões políticas ou religiosas.
anônima
26/03/2020 13h02
Para de tentar trazer assunto "culto" pra cá. Não funciona
anônima
26/03/2020 13h03
Sigo fortemente. Coloco em prática severamente no meu cotidiano