Não!!! A cultura não nasce de "cima", mas dá ordem natural das coisas, da organização espontânea da sociedade. O conjunto de hábitos, idéias, crenças e costumes é o que gera uma cultura e não a canetada de um burocrata. — Se o poder de investir na cultura é deixado nas mãos de um político ele inevitavelmente a usará como instrumento de manutenção do seu próprio poder; vários ditadores fizeram isso.
Edit: Todas as grandes expressões artísticas surgiram sem investimento estatal, é assim que uma cultura "nasce". O Japão é muito conhecido pelos seus quadrinhos japoneses (mangás) e não houve investimento estatal aí, apenas o puro e simples investimento privado e a valorização social dessa área artística. O mesmo aconteceu com o as outras expressões artísticas ao redor do mundo fomos músicas, filmes, novelas, etc.
Eu concordo porque amo a arte e adoro a sensibilidade que ela traz para todos que a fazem ou apreciam.
Mas eu não sei se isso seria o suficiente para que as pessoas saíssem de suas casas para ver um museu ou um concerto de ópera. Acredito que isso vai mais da cultura de um povo, e isso pode ser ensinado de gerações a gerações, um trabalho árduo mas com grande significado. Mas não estamos acostumados naturalmente a isso.
Total! As expressões artísticas têm um papel muito importante na história da humanidade. É através da arte que o ser humano expressa os seus sentimentos, cultura e seu momento em sociedade.
Todas as civilizações deixaram a sua marca na história da humanidade através da sua arte. É o que as pessoas vão ver sobre nós nos livros de história no futuro. A arte é o que nos move, nos faz evoluir como seres humanos, é a coisa mais linda!