Qualquer um pode desde que seja para garantir a própria integridade física ou de terceiros diante de risco iminente.
anônimo
28/03/2020 18h31
O estado que é responsável pelas atitudes do policial em serviço, creio eu.

Se ele tiver de folga e dar à voz: "Parado! Polícia", "Mão pra cima"... Aí automaticamente, ele será visto como o policial que está em prol do estado e o estado será responsável pelo mesmo.
Agora, se ele apenas sacar à arma e atirar, ou algo do tipo; ele será responsabilizado por sua(s) atitude(s). É muito provável que farão uma investigação sobre à atitude dele ou motivo de ter agido de tal forma.

Se não me engano, funciona assim!
(Me corrijam se eu estiver errado).
28/03/2020 18h31
A lei já é bem clara sobre isso, o resto é masturbação.
anônimo
28/03/2020 18h33
Se o bandido atirar em vc vc pode reagir, caso contrário precisa esperar o bandido dar algum tiro.
Se vc disparar e acertar o bandido sem ele atirar antes, a corregedoria/direito dos manos, caem de pau encima de vc. Pode até perder a farda.

Bem vindo ao Brasil.
28/03/2020 18h32
Por qual motivo?