Veja, ela esteve 9 anos em um relacionamento. Provavelmente nem sabe mais como é estar solteira, e a carência bate. Ela pode ter feito simplesmente por carência ou "desespero" por não "saber" mais estar solteira, ou acha que talvez seja a fase de "curtir", apesar de que pra mim, curtir não precisa envolver isso.
Terminei um relacionamento de 5 anos e fiz algo bem parecido e nem por isso eu ainda não gosto do meu ex namorado.. a carência bate e a vontade de experimentar novas "coisas" eu fui mais além que ela, mas eu e meu ex estamos quase voltando de novo..
É difícil opinar sobre algo tão raso, mas términos existem para que novos começam possam acontecer. Foram 9 anos, mas chegou ao fim. Natural ela se envolver com outras pessoas. Você reconhece que teve deslizes e isso é muito importante para o seu crescimento. Se ainda sente algo por ela, seria bom falar, caso ela ainda não saiba. Mas se for amor mesmo, você só vai querer que ela esteja feliz, mesmo que não seja com você. Talvez ela precise viver outras coisas, conhecer outras pessoas, amadurecer em outras áreas.
Não acho certo você ficar procurando a família dela, ou a família dela procurando você. Corte esse vínculo, dê espaço a ela, por respeito ao tempo que ficaram juntos. Precisamos aprender a respeitar as escolhas dos outros, e a família é dela, deveria apoiar e querer a felicidade dela, independente das suas escolhas.
Fins são sempre dolorosos, mesmo que não tenha amor, tem comodidade, intimidade. É normal sofrer, ficar de luto. Procure se redescobrir. Ver onde você errou, onde acertou, e o que é primordial pra você em um relacionamento.
Se ela for a mulher certa, em algum momento vocês vão ficar juntos. As vezes vocês podem ter chegado no limite do crescimento junto, e precisam viver outras coisas, pra num futuro se reencontrarem e estarem mais maduros para lidar com as coisas que não souberam nesse momento.
Se você foi o primeiro namorado dela, pode ter certeza que ela não vai te esquecer. Respeitem o tempo um do outro. E se não voltarem, tudo bem, foi um longo tempo juntos, seria péssimo substituir memórias boas por memórias ruins do término, discussões e etc.