Em 2007, ele fez uma compra e não pôde pagar, ai ele ficou com o nome sujo durante 5 anos e agora eles estão cobrando e colocou o nome dele no SPC. Isso pode ? Que providências ele deve tomar ?

elas perguntam
5 4
eles respondem
30/03/2020 16h25
Colocaram no SPC de novo após 13 anos? Não pode não. Cobrar podem, mas colocar lá de novo não. Busca o SPC.
anônimo
30/03/2020 16h23
O registro nos órgãos de proteção ao crédito prescreve depois de 5 anos, muito embora a dívida ainda subsista. A empresa pode cobrar dele a qualquer momento; o que não pode é o nome dele ficar sujo além desse período.

De todo modo, se o registro for em relação a esta mesma pendência, creio que tá errado.
30/03/2020 16h23
eles não tem mais o direito de cobrar isso não, pode recorrer pro tribunal de pequenas causas .. que provavelmente resolvem bem fácil
30/03/2020 16h49
Existem dívidas ativas que não são canceladas após 05 anos
Tenho cliente que já estão a 09 anos negativado e ainda não me pagaram
anônimo
30/03/2020 16h53
Ele devia ter resolvido isso na época! As dívidas não caducam há um bom tempo
elas respondem
anônima
30/03/2020 16h35
Depende, está como negativado ou dívida em atraso? Se tiver na parte de dívida em atraso, está certo e eles podem continuar cobrando. Se negativou a dívida novamente, é só ele entrar com uma ação pedindo a exclusão do nome e indenização.
anônima
30/03/2020 16h47
Colocar novamente a divida prescrita no SPC gera dano moral se inexistirem outros cadastros. De qualquer forma tem de entrar com uma ação judicial contra a empresa para pedir a retirada do CPF no SPC, e se ele não tiver qualquer outro aponte, apenas este, poderá pedir indenização moral..
Deve ter foro na sua cidade, pede para teu pai procurar o Juizado Especial Civel e entrar ele mesmo com uma ação, não precisa de advogado, desde que o valor não ultrapasse a 40 salários mínimos. Aguarde o prazo para retorno das atividades forenses na sua cidade para entrar com uma ação.

Quando o foro voltar as atividades normais peça ao seu pai ir no JEC com os documentos necessários que os funcionários montam a ação para ele.
anônima
30/03/2020 16h51
Se comprou tem que pagar.
Imagina se todo mundo resolver fazer igual ao seu pai.
Na minha opinião tem q cobrar sim.
anônima
31/03/2020 10h04
se ele não pagou deveria ter uma placa na testa dele escrito caloteiro