Área cirúrgica é muito grande...
Cirurgia geral?
Área básica de cirurgia?
Subespecialidades de geral/básica?
GO?
Ortopedia?
Otorrinolaringologia?
Neurocirurgia?
Eu penso em fazer geral, mas hoje em dia está muito difícil.
Hoje em dia a residência de geral mudou. São 3 anos. O terceiro ano é de cirurgia avançada, transplante, vídeo, etc. Com isso, sobram poucas vagas na Geral: o que costumava ser 15-20 em serviço grande, hoje são duas ou três.
Aí entra a cirurgia básica, a antiga geral. São os dois anos iniciais, mas que não te habilitam a trabalhar como cirurgião geral. Para isso, precisa fazer a prova do R3 (vascular, masto, plástica, coloprocto, uro, ou mesmo pro R3 de geral, enfim).
Por tal razão, minhas dúvidas entre fazer área básica e depois qualquer outra coisa ou geral direto. Mas ainda tenho tempo pra pensar, começo a estudar pra residência no início do ano que vem.
Com o adendo de que desde o primeiro ano acompanho a área cirúrgica, 3 plantões por semana. Já estou indo para o quarto ano, e alguns cirurgiões deixam eu fazer apendicite, às vezes alguma vesícula fácil e hérnias umbilicais simples, sem contar o fechamento de aponeurose e colocação de drenos (tubulo-laminar/laminar), acessos centrais e toracostomias.
Quanto à prova de residência, vai depender do serviço. Particularmente, preferiria locais onde não haja residência de subespecialidades, porque costumam roubar as cirurgias dos residentes da Geral. Especialmente cirurgia do aparelho digestivo: rouba vesícula, apêndice, ostomias em geral. Sem contar que em local sem residente de sub, você pega mão em todas as áreas.