Se estamos num estado laico e é inconstitucional proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por que não é legalizada a poligamia, já que a monogamia é um costume religioso cristão?

Muçulmanos são poligâmicos mas não são promíscuos, nada haver a comparação de poligamia com promiscuidade.

eles perguntam
3 7
elas respondem
09/04/2020 16h03
Só não é liberado constitucionalmente, pq pra muitos não é imoral, proibido, anormal etc. Contudo existem prévias na nossa constituição; entre a união de duas pessoas (atualmente, n discriminando sexo ou gênero) e nessa união, legal, dentre elas: partição de bens, herdeiros etc.
Essa é a realidade da nossa cultura, então é muito complicado comparar essa realidade *matrimonial* com culturas diferentes, muçulmanos não são católicos, e aqui no Brasil a maioria - regente - é católica, embora "vivamos numa sociedade, dita laica".
Mesmo que exista uma sociedade totalmente laica, supondo q a nossa sociedade assim o fosse; laica, ou seja sem preceitos religiosos, essa questão da união homoafetivo(a) entre *duas pessoas* seria/é bem diferente da união entre: três, quatro, cinco... e por aí vai, pessoas.
A barreira do preconceito com relação a união homoafetiva(o) n terminou, esse tipo de permissão é muito recente na nossa sociedade na nossa cultura. Há ainda mto oq percorrer, desconstruir com relação normalidade (moralidade), ao preconceito, á direitos constitucionais irrestritos, nesse formato de união.
É totalmente diferente da hipótese de uniões poligamicas ou com: três, quatro, cinco... pessoas do msm sexo ou não, nos termos - inicialmente ou/e exclusivamente -legais, que isso acarreta.
Visto q sabemos, que a constituição permitindo ou n, sempre houve e sempre haverá esses tipo/formato de relações ou relacionamentos.
anônima
09/04/2020 15h16
calma, amigo, vc ja consegue casar um homem, rlx esse rabo... nao venha qrer varios paus tbm
anônima
09/04/2020 15h22
Permite, porém só é reconhecido uma relação estável, até as amantes tem direitos na divisão de bens, então de certa forma é permitido sim. Tanto que não é ilegal, por exemplo, ninguém sofre penalidades da lei por ter amantes, como ser apedrejado em praça pública rsrs.
eles respondem
anônimo
09/04/2020 15h21
Imagina você pagar pensão para mais de uma mulher? Ou ainda se ter relação estável com várias, com isso valendo como casamento legalmente? Não inventaé viva como casados sem a necessidade da lei.
anônimo
09/04/2020 15h22
Mano, para com essas ideias. Tipo, vc pode viver numa boa com 5 mulheres numa casa. A treta vai ser na hora da partilha da herança, mas foda-se, o cara n vai ta vivo mesmo. Se o STF reconheceu união estável de um caminhoneiro com mais de duas mulheres, fica sussa, q a herança delas ta meio q "garantido". Até parece que um pedaço de papel muda algo...
09/04/2020 15h13
Faz sentido. Por mim, tanto faz.

Isso é uma questão individual de cada um, e o Estado n deveria se meter nisso.
09/04/2020 15h15
Permitida ela é, a questão é que o Estado não reconhece....

Imagino que deva ser muito confuso legalmente agir para acomodar uma família poligâmica (são muitos códigos, leis, etc). Além do fato de que isso não passa em um país cristão conservador como o Brasil.

Por mim, sim... deveria ser devidamente legalizado.
09/04/2020 15h19
O estado não deveria interferir em quem as pessoas escolhem pra ter relações né.

Mas envolve estado na hora de decidir direitos etc.

Então precisa ser pensado kakakak
09/04/2020 15h19
Por mim, tanto faz. Melhor a pessoa ser honesta sobre como quer casar do que trair o(a) parceiro(a).
Eu me considero monogâmico, então eu até preferiria que uma mulher não-monogamia fosse honesta sobre o que quer.
09/04/2020 16h05
nao vejo problemas.