Não se trata tanto da decadência... Mas dos meios de comunicação.
Machado não tinha canal no YouTube. Não tinha tantos fãs adolescentes como Kefera.
Hoje em dia as fontes de pesquisa e informação, como esta citada por vc, não leva em conta a separação entre fãs e leitores indiretos.
Sinceramente eu não sei pq as pessoas dão ibope pra essas baboseiras, não sei aonde essa tal de kefera acrescenta na vida desse povo. Enquanto esse povo fica lá "idolatrando" e dando ibope pra ela, ela tá ganhando dinheiro, viagens, patrocínio. Ô povinho sonso esses brasileiros...
Acho que o nível está caindo, pra começar ela nem é escritora, ela começou fazendo sucesso na internet e depois escreveu um livro que fez sucesso, só isso, não significa que ela seja uma escritora.
Sem comparação, não dá pra comprar Kéfera com Machado de Assis.
Significa que a população prefere Kefera. Eu, particularmente, não curto nem Kefera nem Machado de Assis. Mas há de se convir que Machado de Assis tem uma obra bem mais respeitável.
Mas algo me leva a crer que quem lê ou leu Machado de Assis não lê Kefera, e vice-versa... um trabalho não influencia o outro.
Seria como dizer que funk vende mais que óperas...
Acho que muito por causa da internet que conhece ela pelo youtube e não por causa da leitura em si, a internet tem seu lado bom a divulgação tem outra escritora que vendeu cerca de 2 milhões de livros ja Thalita Rebouças.