Depende da pessoa e da situação, eu tenho vergonha da vergonha que a pessoa pode sentir. Enfim, se for algo que vai constranger eu não falo, me sinto ruim por ela se sentir ruim kkk.
Depende.
Tem gente que confunde: sinceridade com grosseria, com falta de educação, então destratam outras pessoas. Algumas utilizam disso como pretexto para agirem dessa forma, outras interpretam da maneira inicialmente citada.
Então, depende do contexto: do que não agradou depende assim como na forma (ou tom) como a expressou/expressa isso.
Acredito que há várias formas de falar a mesma coisa, ser sincera sem precisar, necessariamente prejudicar ou destrataralguém. Tb acredito que sinceridade não tem necessariamente haver com *originalidade* como mts pensam.
Muitas vezes, é mais usado como pretexto para agir de forma incorreta, vil ou para expressar a verdade que a pessoa acredita ser, absoluta.
Acho que nesse contexto, por mais que passe tempo, uma hora ou outra, tende a falar, afinal gera incômodo. A maioria das pessoas tende a expressar: o não gostar o que desagrada... mas isso vai depender muito de como essa pessoa expressa isso, do tempo exemplo: se a pessoa é do tipo impulsiva e não pondera, pensa antes de se expressar. Então depende.