O que o
@Jm1990 e
@Cartomante falaram.
Fui bem classificada e nomeada em alguns concursos e estudei para a maioria. Como sempre fui excelente aluna, o conhecimento acumulado ajudou bastante. Minhas dicas:
- Leia o edital, compreenda a atribuição do cargo, pois a prova costuma ser coerente. Nisto, vc já tem ideia do que deve priorizar. Não há necessidade de estudar 100% do conteúdo, a não ser que vc tenha tempo.
- Pegue provas antigas da banca. As disciplinas comuns como português, costumam ser idênticas.
- Cespe. Se não sabe, não chute.
- Múltipla escolha. Priorize as questões rápidas. Melhor acertar 3 fáceis resolvidas em 10 minutos do que ficar 1 h em uma única questão de igual pontuação.
- Vc não é burra. Burro é quem se faz de coitado e por preguiça não abre o livro. Sempre tivemos videoaulas (hoje, YouTube e ontem, fita/cd em banca de jornal), apostilas, livros etc. Só passará na prova, quem ler e entender o conteúdo. Se vc tem dificuldade de aprendizagem, vá se tratar com o psicopedagogo. Fora isso, estude. --
- Cursinho, eu não tenho paciência, vai da afinidade de cada um. Prefiro um bom livro.
Assista uma aula grátis, leia um capítulo teste... só assim vc saberá se a metodologia é adequada para a sua maneira de compreender o tema. Eu acho o livro X maravilhoso e gabarito a prova. E vc pode não entender nada do que X fala, mas prefere o Y e terá igual resultado.
- MITO: "todo curso é bom. Quem faz a faculdade/curso/colégio é o aluno". Pura mentira. Não caia nessa. Existem livros e cursos de excelência que farão toda diferença perante a concorrência. Cabe a vc aproveitar a excelência. Se não tiver condições de cursar em boas escolas, estude dobrado, pois a bibliografia é ostensiva.
- Lida no material no dia e véspera da prova funciona, principalmente para coisas decorebas. Se vc for boa zumbi, serão dias de agora ou nunca. Cansou, relaxe/descanse e retorne. É um sacrifício com prazo certo.