A Tragédia

A tragédia de Armero foi uma das maiores consequências da erupção do estratovulcão Nevado del Ruiz em Tolima, Colômbia, em 13 de novembro de 1985. Depois de 69 anos de repouso, a erupção do vulcão pegou as cidades próximas desprevenidas, mesmo tendo o governo recebido advertências de diversos observatórios vulcanológicos para evacuar a área, quando a atividade vulcânica foi detectada em setembro de 1985.

Em outubro, um mapa de risco da área ao redor Nevado del Ruiz foi finalizado.Infelizmente, o mapa foi mal distribuído às pessoas com alto risco de serem atingidas pelo vulcão: muitos sobreviventes nunca tinha ouvido falar dele, apesar de vários dos principais jornais do país tenham apresentado versões do mapa.Henry Villegas do INGEOMINAS (Instituto Colombiano de Geologia e Minas) afirmou que os mapas de risco demonstravam claramente que Armero seria afetada pelas correntes de lava, mas que o mapa "encontrou com forte oposição de interesses econômicos".

Vejam o vídeo, é curto. Mas tem imagens fortes, pessoas soterradas, doentes, morrendo e corpos apodrecidos tendo de ser incinerados por causa de doenças.

Omayra

Omayra Sánchez, símbolo do desastre, foi uma menina de 13 anos que ficou presa por 60 horas só com a cabeça fora da água e dos destroços e não conseguiu ser resgatada, morrendo no local.

É fácil falar em "interesses econômicos" quando os mortos são só uma estatística incluída num cálculo macabro. Mas vejam essa menina, vejam que morte horrível e estúpida. Por que ela teve que morrer? Porque o Congresso colombiano se fez de cego dizendo que era tudo "alarmismo" e os políticos locais chegaram a impedir que as informações chegassem na população pra preservar a "economia".

25 mil mortos. Só em Armero, mais de 95% da população pereceu.

Isso lembra um certo caso atual aí, não?

eles perguntam
4 7
elas respondem
14/04/2020 15h55
Já vi a história dessa menina.
Sem palavras..
anônima
14/04/2020 10h19
aprendendo a lidar com o que alimentou. apertem os cintos (quem tiver), o impacto vai ser forte.
14/04/2020 15h59
Triste, já tinha lido sobre esse e o de Pompeia.
14/04/2020 16h07
Qualquer semelhança não é mera coincidência.
São os interesses econômicos se sobrepondo ao bem mais valioso de todos: a vida.
Nem tive coragem de ver esses vídeos. :(
eles respondem
anônimo
14/04/2020 08h25
Já pensou morrer assim? Foda esse negócio de economia e política. Tô até evitando discussões sobre esses temas.
14/04/2020 08h33
Já tinha ouvido falar. A história da menina que aparece com a cabeça fora d'água eh comovente...
14/04/2020 09h27
Sim, eu lembro. Infelizmente esse pensamento não vai mudar seja a catástrofe que for. Se um meteoro estivesse em rota de colisão os governos também não alarmariam e tentariam segurar a economia o máximo que pudessem pra ver qual seria o mais afetado.
anônimo
14/04/2020 16h06
Moral da história: O governo nunca esteve e nunca estará do lado do povo.
14/04/2020 09h22
Pohaaaa
14/04/2020 10h56
Bastante, a história dessa menina sempre apareceria na página dos Fatos Desconhecidos no Facebook. Parece que a economia é mais importante que vidas, lamentável.
14/04/2020 15h59
Tenso, muito tenso.

Perfeito, Gaudério. Tudo a ver.