Para cooptar mais estudantes das universidades a defender assistencialismo e pautas identitárias, e ampliar, portanto, o poder e influência de governantes e de burocratas por meio da formação de grupos de interesse.
O fato de existir cota racial aqui é mais um motivo de eu não ser patriota e desejar formar família em outro país.
Para começar que o conceito de vestibular/concurso, não é de "incluir" ou "combater desigualdades" , mas sim de selecionar os melhores candidatos para que tenhamos os melhores profissionais.
Cota DIMINUI a qualidade dos futuros profissionais!
O pensamento das cotas raciais é para dar representatividade. Para que mais pessoas enxerguem pessoas pretas ou pardas em situações/ambientes que são historicamente ocupado por pessoas de pele mais clara. Apesar de cotas raciais, em geral, atingirem as pessoas de uma condição financeira menor estatisticamente, esse não é o objetivo. Condições baseadas em rendimentos já existem, mas não se confundem com o objetivo de cotas sociais ou incentivos baseados em renda.
Vivemos uma realidade nacional em que a maioria da população é preta/parda. Por qual razão em determinadas áreas, em determinados locais vemos então muito mais pessoas de pele não preta/parda ocupando os locais?
Afora isso, estudos revelam que para que fosse realizada um mínimo de igualdade deveria se passar várias gerações. Quantas gerações já se passaram desde a escravidão? Poucas, não o necessário.
Se é pra ter cotas, as sociais deveriam ser em igual número e abrangência q as raciais.
Aliás, pra efeito prático, se fossem todas as cotas as sociais, abarcariam todas as minorias interessadas
nao sei como ta funcionando hoje, mas existia cotas para estudantes de escola publica (aqui ja seria algo assim social, eu acho) e tbm depois cotas para negros (que apesar do nome encaixa tbm indigenas e pardos tbm), além dessas ha tbm cotas para pessoas com deficiencia (bem comum em empresas e no serviço publico). A cota racial é devido o abandono do Estado brasileiro dos negros escravizados. Vale lembrar que os antepassados de mtos brasileiros hj com cidadania italiana, alemã, por exemplo, receberam beneficios do Estado brasileiro ao chegar no Brasil, infelizmente, o mesmo não ocorreu com os negros escravizados, após o ''encerramento'' da escravidão. Sei que grande parte do brasil (não é visualmente branca) vive em pobreza e tbm em miséria não pelo Brasil ter um passado de escravidão, mas por até hj reproduzir as mesmas coisas e, desde o inicio do país até hj, haver uma alta concentração de renda.