O homem fazer DNA antes de assinar uma certidão de nascimento?

Um colega de faculdade conversando no nosso grupo, falou que assinou uma certidão de nascimento por que a mulher disse que era dele e descobriu dois meses após, que não era o pai.
Ele adentrou na justiça com pedido de negatória de paternidade que foi concedida, mas mesmo não sendo o pai ele terá que pagar pensão para a criança .

Eu achei um absurdo isso.
Qual a sua opinião?

eles perguntam
8 6
elas respondem
anônima
15/04/2020 17h15
Minha prima por parte de mãe fez o mesmo,ele pagou pensão e arcou com todos os gastos da gravidez. quando a bb tinha quase 1 ano ele soube que não era dele e entrou na justiça. Ela Teve que dar cada centavo gasto por ele, mas fizeram um acordo de ser pago por não sei quantos meses
anônima
15/04/2020 17h15
Não é obrigatório o teste de DNA para comprovação de paternidade. O indivíduo faz se quiser.
Nesse caso relatado, a mulher provavelmente pode ter agido de má fé e o "pai" confiou nos fatos.
Enquanto correr o processo na justiça sem nenhum tipo de decisão e, ele sendo o responsável legal, pagará a pensão.
anônima
15/04/2020 17h15
felizmente, vc não tem esse problema ja que seu pau não sobe
15/04/2020 17h03
Nossa, está errado sim. Ele tinha vínculo com a criança? A justiça além de demorar para resolver os processos é injusta e faz um desserviço desse.
anônima
15/04/2020 17h13
Se for exatamente como vc disse, acho que tem que revisar esse caso com um advogado.
15/04/2020 17h14
Acho que seria uma boa alternativa pra alguns casos.
anônima
15/04/2020 18h06
Ele não deve pagar nada , ele não é o pai
anônima
15/04/2020 18h27
Não é justo, nesses casos o certo é fazer o teste mesmo. Mas se eu tivesse casada com uma pessoa e ela quisesse fazer um teste eu ficaria arrasada
eles respondem
anônimo
15/04/2020 17h23
O artigo explica melhor. Cada caso é um caso. É complicado.

https://juridicocerto.com/p/vanessaperpetuo/artigos/pensao-alimenticia-e-exame-de-dna-negativo-e-agora-4229

Ele, provavelmente, não conseguiu desvincular os outros tipos de paternidade. Pensão alimentícia é um assunto muito complicado. Os pólos da ação não são o homem e a mulher. É o homem e a criança. Desonerar uma pessoa que tenha algum vínculo com a criança (que reconheceu a paternidade de forma livre) da prestação de alimentos é negar alimentos para a criança. O bem tutelado (protegido) em uma ação de alimentos é a vida. É isso que complica a questão.

Ele pode TENTAR entrar com uma tutela antecipada para não pagar a pensão comprovando a fumaça do bom direito (ele não ser o pai) e o perigo na demora (alimentos são irrepetiveis, ele não vai reaver o dinheiro). Mas aí ele precisa comprovar que não há qualquer tipo de ligação dele com a criança, o que é bem questionável. Como eu disse, é muito complicada essa questão para qualquer juiz resolver.
15/04/2020 17h07
Triste,vai ter que pagar 1/3 do salario por 18 anos,e se não pagar é prezo.E o pior é que não é só no Brasil,na frança é proibido fazer teste de dna
anônimo
15/04/2020 17h10
Um absurdo, eu ficaria louco e mandava matar.
anônimo
15/04/2020 17h11
complicado
15/04/2020 17h27
Se, por algum motivo, não há certeza da paternidade da criança, o correto é fazerem o DNA antes de qualquer registro.
anônimo
15/04/2020 18h25
Se fudeu. Sacanagem. Kkkkkk