Quais barreiras, vcs acham que impedem uma pessoa de extrema pobreza se virar para trabalhar ao invés de pedir? Considerando pessoas, que tenham onde morar, ainda que em habitações precárias.
É uma pergunta que não tenho resposta.
Observarei as experiências e pontuações dos colegas.

elas perguntam
15 13
eles respondem
anônimo
17/04/2020 08h39
Porque eu não sei fazer nada disso, sou o famoso inútil
anônimo
18/04/2020 12h19
Por que pra fazer isso precisa comprar equipamento. Como ela vai comprar se não tem nada?
anônimo
17/04/2020 08h51
Já ouviu o ditado que diz que quem trabalha muito não tem tempo de ficar rico? É quase o mesmo princípio!

Quem trabalha não "ganha" dinheiro...
anônimo
29/07/2020 20h26
Não fale de uma realidade que vc não vive. Falar da vida do outro quando não está vivendo ela e muito fácil. Fica a dica. E não vou discutir e nem dar minha opinião sobre o assunto. Vc ao invés de criticar deveria tentar ajudar essas pessoas. Queria poder dar um milhão de deslikes nesse tipo de pergunta.
29/01/2021 10h07
Quanto menos essas pessoas trabalharem e mais elas estudarem, maior a chance de elas finalmente conseguirem ascender socialmente.
Se ele está pelo menos estudando, ele está fazendo bem mais do que qualquer pessoa que faça qualquer um dos serviços que citou.

Agora, se for um mero pedinte, é preguiça e falta de vergonha na cara sim.
29/01/2021 10h01
Porque essas coisas são chatas.
anônimo
29/01/2021 05h42
Me apego mais as pessoas que fazem isso.
Muitas vezes me surpreendo com a capacidade das pessoas em buscar a sobrevivência, tentar levar uma vida digna, com toda essa dificuldade que vivemos.
Tem vagabundos sim, mas a imensa maioria tira leite de pedra.
18/04/2020 12h17
Falta de motivação , comodismo, e tbm por muitas vezes achar quem fique dando e ajudando, alguns caem em depressão profunda tbm....Falta de humildade...

Tenho um primo q ganhava razoável e morava em outro País , hoje ele está aqui , já trabalhou em copiadora e sabia fazer plotagem autocad e por aí vai....ele já trabalhou aqui no País ....porém ele não tenta ir numa copiadora pedir emprego ou nem que seja fazer um teste com ele....

Se eu não trabalhasse em nada eu pediria o emprego e caso ouvisse uma negativa , iria pedir para fazer um teste de uma semana sem custo p a empresa....

Acho q na vida tbm temos q buscar aprender, fiz muitos testes on line e assistir muito vídeo no YouTube.....até se meu carro ou moto apresentar defeito, eu conserto e não fico no meio da rua....um monte de serviço em casa eu faço sem precisar pagar.

A pessoa tem que ser capaz de tentar buscar algo e tbm aprender muita coisa para o que ela ganha não precisar gastar mandando outras pessoas fazer algo q vc poderia está fazendo !
anônimo
17/04/2020 09h20
Nem sei
anônimo
17/04/2020 02h38
Ganha mais pedindo
17/04/2020 18h01
O brasileiro não tem espírito empreendedor, provavelmente pelo fator cultural envolvido.

O brasileiro sempre foi criado com a ideia de que o estado/governo é o provedor da população, ou seja, a mentalidade do brasileiro se molda a uma sociedade pouco capitalista, que não empreende, e sempre busca assistência.

Somos bombardeados desde pequenos que o empreendedor/empresário é ruim, que o capitalismo é malvadão, e etc..etc..

Só que ai que está, grande parte da população brasileira, até por falta de instrução e educação, acredita que quando falamos "CAPITALISMO", estamos falando apenas dos bilionários, banqueiros, fazendeiros e donos de industrias. NÃO! O capitalismo abrange a todos, desde o pequeno comerciante que sobrevive vendendo pãozinho na esquina, quanto o dono da industria que fabrica muito para vender a preço mais baixo para a população.

Resumindo, sua pergunta, isso acontece basicamente por dois motivos, 1 - fator cultural que não incentiva o empreendedorismo e sim ao assistencialismo, e 2 - falta de instrução, educação e etc..
anônimo
17/04/2020 11h03
Cada um sabe do que é capaz ou não.
17/04/2020 08h34
Acho que é questão cultural
anônimo
17/04/2020 02h49
A preguiça , pedir é mais fácil
anônimo
20/06/2020 21h07
Dessas opções, qual posso fazer pra vc e quanto pagaria?
elas respondem
17/04/2020 02h55
Faxina não todos irão te aceitar tem ser por indicação
Unha tem saber fazer e aprende não é tão fácil tem conquista clientes etc custo com material também
Lavar carro da onde a pessoa vai tirar o dinheiro para pagar a água
Você não vive isso para saber
Vejo alguns projetos sociais a vida dessas pessoas não assim como você pensa e não por falta querer
17/04/2020 09h15
Vc não pode generalizar e dizer que uma pessoa não consegue trabalhar por falta de iniciativa e empreendedorismo. Que é preguiça dos jovens.
Isso é muito perigoso.
Vou expor alguns pontos:
- falta de estrutura familiar. Primeiro, não estou me referindo a família tradicional. Falo família em termos genérico. Pode ser uma avó, um casal homoafetivo.
Os jovens não tem estrutura na medida em que cresceram vendo seus pais se fodendo. Eles sabem que mesmo trabalhando, não vão ter uma vida melhor. Esta família, não consegue por conta do ambiente em que vive, mostrar aos seus filhos que o trabalho é uma ferramenta possível de superação visto que eles não conseguiram. Entenda que nem todo mundo é mestre nas artes da conversa, nem toda família tem uma boa interação entre si. E assim, os jovens crescem sem aprender a lutar pelo que querem.
A gente aprende essas coisas, e esses jovens não aprenderam.
- falta de educação básica. Em alguns caso, quando a família falta, a educação ajuda. Muitas vezes, professores e comunidades viram exemplo de superação. Mas se a educação é deficitária, mais uma vez esse jovem não teve onde aprender que ele tem dentro de si o poder da mudança.
- a modernidade líquida e seus problemas em si. Vivemos num mundo em que perspectivas de longo alcance nem sempre são privilegiadas. O imediatismo joga um balde de água fria no jovem que não aprendeu, nem na família e nem na escola, que é preciso ter perseverança.
- na classe média, famílias super protetoras. Um outro fenômeno, causado pelo excesso de individualização dos anos 80, é a falsa ideia de que não podemos sofrer. Pais brindaram os filhos do sofrimentos e estes jovens acabam ficando com dificuldade de sobreviver na selva da vida.

Nas políticas públicas, quando se fala no que fazer para ajudar o jovem com sua vida, é por exemplo, a inclusão de disciplinas na escola que contemplem projetos de vida, nas escolas públicas por exemplo, isso acontece em aulas de filosofia. Ou deveria acontecer ali.
anônima
17/04/2020 02h57
Quem em plena crise vai querer se preocupar com unha ou na limpeza do carro que é pouco usado na quarentena?
São serviços facilmente dispensáveis, então acho que mesmo que eles queiram trabalhar, a demanda cairá consideravelmente.
anônima
17/04/2020 02h40
Pra fazer unha precisa do material, faxina precisa de cliente e muita gente procura por indicação, lavagem de carro em posto? Na rua? É a mesma coisa q pedir esmola, vc acha q qm pede esmola vai ficar comprando esmalte, muitos desses q pedem esmola vendem balinhas, esse povo só tem o suficiente pra sobreviver e olhe la.. É q cada pessoa vive em uma bolha e sabe a realidade q tem
anônima
17/04/2020 09h19
Porque fazer unha exige criatividade e saber lidar com isso (já pensou arrancar bife dos outros?!), faxina também não é só passar pano com desinfetante no chão, tem que saber fazer (já pensou se mancha o móvel da madame?) e lavagem de carro, idem (já pensou se arranha o carro do playboy?)!
Tem que saber fazer. Não é tão simples assim.
Aposto que você nem sabe fazer nenhuma dessas coisas também.
anônima
17/04/2020 18h06
Infelizmente nem todo mundo contrata pessoas pra fazer esse tipo de serviço, até pra fazer serviços em salão tu precisa de experiência comprovada e cursos. Fora que é muito difícil também ser autônomo (eu já fui então sei como é).
anônima
17/04/2020 18h15
Sabe, cada um sabe onde seu calo aperta.
Não julgo as pessoas.
O fato é, certos tipos de trabalho tem que saber fazer e algumas pessoas se sentem inseguras e têm medo de oferecer serviço porco.
É complicado.
17/04/2020 08h21
O mesmo se aplica às grávidas sem recursos, pedem, mas exigem que as fraldas sejam descartáveis.
Não dá pra entender, parece que a mania do "ganhar" acostumou mal algumas pessoas, é mais cômodo assim.
Dessa forma criam seus filhos nesse mesmo ciclo vicioso.
anônima
17/04/2020 08h44
Realmente é pq pedir é mais fácil. Fora esse tempo de crise um tempo atrás passou um cara aqui novo, forte, aparentemente saudável pedindo dinheiro. Meu pai ofereceu a ele pra capinar o nosso quintal pq estava precisando e em troca daria o dinheiro. O cara não aceitou e ainda xingou meu pai. O q tiro disso é que muitos n querem trabalhar só querem pedir mesmo.
anônima
17/04/2020 18h08
Eu já pensei em fazer faxina para me manter(apesar que precisa de indicação) não acho nada demais. Não sei por que tem pessoas que acham isso uma humilhação. Uma profissão digna como qualquer outra.
anônima
17/04/2020 10h35
é o que irão falar nos proximos meses para maioria dos brasileiros.
Pegando a pipoca..
anônima
18/04/2020 13h31
Por vergonha.
18/04/2020 13h44
Acho que não há nada que os impeça de pedir. Não cabe a mim ou outro julgar. Desde que o pedinte não o desrespeite.