feminismo, movimento negro... dentre outros

já repararam nas subcategorias de oprimidos??

eles perguntam
3 9
elas respondem
anônima
21/04/2020 10h29
Detesto todo e qualquer tipo de segregação.
Não acho legal separar as pessoas por categoria.
anônima
21/04/2020 03h02
Tem corrente de esquerda que acha isso. Fiz uma matéria sobre isso na faculdade, é um assunto muito complexo, não sei se tenho opinião
anônima
21/04/2020 11h52
a unica aceitavel é pobre e rico é mais fácil de gerir #pas
eles respondem
21/04/2020 02h40
Temos que conversar com algum historiador foda que já tenha estudado isso bem a fundo sem ideologia, a origem da coisa, pra ver se ele pode dizer se houve uma causa nobre ou não para esses movimentos, ou se eles se assemelham a alguma coisa mais preta no passado.

O @GauchoPereira parece manjar de historia, seria interessante ouvir a opinião dele sobre o assunto, mas ele teria que responder sério, porque geralmente ele zoa pra kct nas perguntas huiahuahua
21/04/2020 10h26
Esses movimentos já foram orgânicos. Surgiram espontaneamente, criados por pessoas altruístas e corajosas, e baseados em injustiças bem claras. É evidente que, com a Grande Guerra e a quebra do paradigma de que as mulheres só serviam pra cuidar da casa, não fazia sentido continuar privando-as do acesso aos direitos civis da sociedade burguesa. O movimento começou antes da guerra, foi ela que acelerou todo o processo. Houve também o começo da filosofia feminista, que teve nas primeiras décadas uma enorme riqueza. Ver o mundo, a sociedade, a história, a cultura, sob o ponto de vista feminino era algo novo em si. Esse foi o feminismo histórico.

O movimento negro é originário dos EUA e eu de fato nunca conheci a fundo. Mas é também bastante claro que num país com toda a discriminação, inclusive oficial e legal, como os Estados Unidos, é de se louvar que surgisse uma resistência. Havia muito flerte com o movimento comunista (comunismo revolucionário, que sempre existiu nos EUA, embora não pareça), mas o que culminou com o fim das leis discricionárias nos anos 60 foi uma conquista de toda a humanidade.

Bom, agora vem o nó no pingo d'água. A partir da década de 60 e 70, a esquerda americana tomou o rumo da New Left. Ao invés de defender democracia, justiça social, enfim, serem sociais-democratas com alguma ênfase na luta contra a desigualdade e exploração, passaram a adotar discursos ideológicos de grupos excluídos, minorias, imigrantes, homossexuais, e é óbvio, negros e mulheres. Então desde lá é muito difícil separar o que ainda existe de orgânico e o que é puramente política ou luta político-ideológica sem nenhuma base na realidade.

Quando isso chegou no Brasil foi imitando exatamente essa versão nova. Esse ativismo doentio. Onde abundam os hipócritas, fracassados, aproveitadores, e não as pessoas sensíveis, altruístas, que odeiam a injustiça.

Respeito os movimentos históricos.

Desprezo os ativistas políticos.

É isso.
21/04/2020 01h20
Eles são importantes, no entanto, esses movimentos se desvituaram do seus propósitos. Hoje em dia eles querem mais eh lacrar. Um exemplo disso eh o papo de apropriação cultural, como se a cultura tivesse um dono.
21/04/2020 01h23
Sao importantes, mas existe sim um problema de conflito entre os proprios movimentos. Por isso prefiro definir as pessoas como ''pessoas''.
Considero sim todo esses aspectos, fisicos, culturais e sociais.Mas acho que o foco devia ser o ser humano como um todo
21/04/2020 13h05
Não sei muito...
As vezes é importante concentrar pautas específicas para conseguir mudanças práticas...
21/04/2020 02h57
Justamente essa opressão que os leva a se identificar em grupos. Essa identidade que os torna fortes, é aquilo a união faz a força.
21/04/2020 03h04
E dentro dessas próprias subcategorias existem segregação, como por exemplo no lgbtqiabcdefgh.... Tem gays que tem preconceito contra trans, contra gays afeminados, isso dentro de um mesmo movimento
anônimo
21/04/2020 10h28
Você é um gênio da babaquice.
21/04/2020 11h54
E o pt.Kkkkk Fui em uma reunião de creas os caras penduraram o presidente.