Pra quem realmente sofreu é muito difícil falar sobre o assunto..Então não vou falar do meu caso, mas sim dizer o que vi e meus conceitos sobre esse tipo de violência psicológica..
Por que psicologica? Simples; quando você leva um soco na cara, vai doer e seu rosto vai ficar roxo, mas vai ser algo explicito onde você não pode esconder das pessoas, e outra, vai passar.
Mas palavras machucam muito mais que pancadas, se alguém te ofende de uma forma que você não possa se defender, essa pessoa te humilhou. Você vai se sentir fraco e inferior por não ter feito nada. Você carrega isso pela resto da vida, como uma cicatriz incurável.
Entendeu?
Dica; Não aceite que ninguém maltrate você ou que trate você de maneira diferente como se se você fosse inferior. Tenha amor próprio, cara. Lute por si mesmo. Apelidos de cabeção, olheirão, baleia , vesgo só é legal quando você rir junto. Se isso te machuca, NÂO dê liberdade para te chamarem assim, NÂO aceite ser vitima de bullying. Procure sempre uma pessoa de confiança e conte sem medo.
Adultos que já sofreram bullying demostram muita raiva guardada e até chegam a chorar quando falam do assunto.
Sem contar que nos EUA 19 mil adolescente se suicidam por ano por conta disso, quando não surtam e entram nas escolas em busca de vingança, claro.
Um fato recente, é que o cara que me perseguia na escola vir me pedir desculpas do nada, e ainda perguntar se podia ser meu amigo. Eu aceitei as desculpas, mas não aceitei a amizade. É facil pedir desculpas a alguém que você perseguiu durante anos, mas consertar é outra coisa. Um papel rasgado pode até ser colado denovo, mas a cicatriz fica.
E para as pessoas que falam; "esquece que passa" eu vou pessoalmente dar um soco na boca de vocês para quebrar um dente pra ver se esse conceito realmente funciona.