Culpa o mundo como entidade abstrata e rotula os outros em grupinhos pré-concebidos. Isso é o vitimista social.

Já emocionalmente, na relação dia-a-dia, é a pessoa que nunca assume a responsabilidade pela própria ação, palavra, etc., e quando colocada contra a parede, sempre escolhe alguém pra culpar.
anônimo
25/04/2020 18h00
acompanhando o destrinchar dessas ideias

vou marcar umas pessoas que quero ver uma opiniao sobre o assunto

@gauchopereira, @layne, @donald_trump
25/04/2020 19h15
Lembrei do episódio de uma agressão covarde de um policial fascixxsta a uma pobrezinha oprimida.

Vitimismo é isso aí, só que socialmente, e não fisicamente como no vídeo.

Você não faz nada demais, como por exemplo dar uma opinião inofensiva, ou dizer uma obviedade que alguns não gostam de ouvir, e a pessoa se põe como vítima ofendida.
25/04/2020 17h58
é um dos 3 pontos do triângulo de Karpman. Onde se alterna o comportamento entre, salvador, perseguidor e vítima. A pessoa vitimista é a que se coloca em demasia na situação de injustiçada(vítima).
anônimo
25/04/2020 17h59
Acho que fico pensando de forma vitimista toda vez que alguém coloca culpa em mim por algo que eu não fiz ou quando dizem que eu apenas tenho vantagens.
25/04/2020 18h01
Uai, eu não me lembro de ser vitimista.
anônimo
25/04/2020 19h11
Meu irmão é o rei do vitimismo, sempre quando ele é confrontado de alguma forma ele me coloca no meio, falando que comigo tudo e mais fácil ou diferente. Sendo que a fama que ele tem é tudo culpa dele mesmo. Eu gosto dele e tal mas essa parte dele me faz querer tanto ter sido filho único.
25/04/2020 20h17
É aquela pessoa dramática, que se sente a perseguida, vitima de tudo e todos. Muitas vezes pessoas assim são perigosas, pois são egocêntricas, sempre acham que merecem mais do que têm.

Geralmente o vitimismo é sinal de falsidade, então não tenha piedade de gente assim, são pessoas querendo causar, se aparecer.

Os movimentos comunistas por ai tudo são assim, é eterna guerra do oprimido contra o opressor, dos ricos contra os pobres, e etc..etc..

O politicamente correto é um tipo de vitimismo escancarado e generalizado, por exemplo.

Tudo vira ofensa, tudo é ruim, tudo é opressor, tudo é uma guerra. Pode ver que esse povo não bate muito bem da cabeça, pois sempre veem maldade em tudo.
anônimo
25/04/2020 20h21
Eu me sinto muito vítima, mas não queria. Gostaria de ser aquele cara que vê esperança em tudo, que qdo olha para os problemas tem uma vontade enorme de superá-los e de agir. Eu só tenho vontade de fugir.
elas respondem
anônima
25/04/2020 18h03
É o tipo de pessoa que sempre acha que é oprimida ou perseguida, e que nunca se responsabiliza pelo seus atos, achando que sempre é vítima nas situações e nunca responsável por elas.

Tem muita gente assim no site por exemplo
25/04/2020 17h56
É só olhar ao redor do site.
anônima
25/04/2020 18h30
Já deram a definição aí.

E sim, sendo honesta, já me vitimizei. Houve situações nas quais eu relatei FATOS que me ocorreram, na intenção de causar comoção e chamar atenção para mim, pois careço disso. Chamo de vitimismo pela intenção por trás.

Mas como eu disse, relatei fatos. Seja como for, foram situações reais que eu vivi e que me trouxeram prejuízos reais, com os quais tenho que lidar até hoje.

Mas eu não me considero uma pessoa vitimista. Eu não acho que a culpa de tudo o que me ocorreu é dos outros. Eu tenho a minha parcela de culpa também, além da falta de sorte também contar muito.

Por exemplo, quando lamento pelo meu insucesso com os rapazes, eu não ponho a culpa neles, dizendo que eles não prestam por não me corresponderem ou coisas do tipo. Vejo muita gente culpar o sexo oposto de forma generalizada pelo seu fracasso nesse âmbito, mas é algo que eu não faço. Esse é só um exemplo.

Por isso, ainda que eu já tenha tido atitudes vitimistas, sei que não sou uma pessoa de todo assim.
25/04/2020 18h31
que se faz de 'coitadinho"
anônima
25/04/2020 19h26
Longe de mim.
O vitimismo em muitos casos é uma estratégia que traz mais benefícios do que problemas para a pessoa.
O vitimista é receoso e desconfiado.
Com frequência ele te alerta sobre as más intenções dos outros. Usa o sofrimento dele, coisas do passado para justificar as suas maldades. E pode até acusar você de insensibilidade ou apatia se criticá-lo.