Que Deus "sádico" é esse , meu amigo, que deu ao mundo seu único filho, para que nos salvasse sem merecermos morrendo pelos nossos pecados?
Me parece que a sua implicância é como o Antigo Testamento. Não se impressione tanto com os relatos de matanças e guerra, pois são produtos culturais de uma época. E mesmo no AT eles são minoria - aparecem aqui e ali espalhados em meio a relatos de gratidão, amor e confiança do poder de Deus.
A questão é que o AT narra a trajetória de um povo que estava descobrindo seu relacionamento com Deus - errando, acertando , voltando a fazer bobagem, mas tentando a todo o tempo fixar os olhos na vontade do Senhor.
Essa vontade só se torna clara e se concretiza com a vinda do Salvador prometido, Jesus Cristo. Por isso toda a Bíblia, mesmo a que foi escrita antes, tem que se relida e reinterpretada através da teologia de Jesus - a teologia do amor.
Há um cientista que disse isso, inclusive eu postei esses dias isso que você perguntou.
Bom, do ponto de vista humano, vemos isso como sadismo, mas os planos de Deus e a inteligência dele são diferentes da nossa.
O que para gente é dor, para ele é aprendizado, o que para nós é morte, para ele é renascimento.
Talvez a visão dele sobre dor e morte são meros momentos passageiros e não uma condição eterna.
Veja, a gente tem a visão de dor como o ápice do sofrimento humano e a morte como o fim de tudo.
Para uma pessoa que enxerga a dor simplesmente como uma resposta do corpo e a morte como fim de tudo, então é óbvio que o ser humano irá pensar que Deus é sádico. Mas a visão dele sobre essas coisas não é a mesma do que a nossa, pois para ele a dor se torna aprendizado, e a morte um renascimento, uma vez que para Deus a morte não existe.
Isso faz um pouco de sentido quando você pega aquela parte na bíblia em que Deus diz que, se puder escolher entre ir a uma festa ou ir a um velório, prefira ir ao velório, pois em uma festa você não vai aprender nada, a não ser pecar, mas o velório te mostrará uma lição. Isso deixa claro que Deus enxerga o sofrimento como uma forma de aprender com os erros, sofrendo os erros na carne e assim aprendendo com eles.
Pode parecer um pouco nosense para quem vive apenas pensando no hoje, mas é na queda que aprendemos.
Na série "The Walking Dead", na nona temporada, quando aparecem os "Sussuradores", a personagem que interpreta a "Alpha", ela sempre se penaliza para ficar mais forte, se açoita para aguentar o tranco do mundo e as coisas, e eu acho que é mais ou menos isso. A dor nos deixa forte, e talvez Deus queira que fiquemos forte através dela também.
Todos os deuses são sádicos, nulos, caprichosos, vaidosos, eles são a imagem do homem.