Aguardando os próximos capítulos
eles respondem
26/04/2020 02h35
Pô, cara, cê tá na internet, não é difícil pesquisar!

O mercado monetário é responsável por fazer financiamentos de curto e curtíssimo prazo. Isto é, os empréstimos têm duração de até um ano. Assim, é o responsável pela liquidez monetária. Esse mercado negocia títulos do tesouro, papéis comerciais e certificado de depósitos. Há três formas das operações acontecerem: Quando o Banco Central faz a venda de títulos públicos para instituições financeiras Quando o Banco Central faz a compra de títulos públicos que eram de instituições financeiras Quando as instituições financeiras fazem compra e venda entre si dos títulos do Tesouro Todas essas três formas de operações influenciam na liquidez monetária. Por exemplo, quando o Bacen vende títulos, há a retirada de moeda no mercado. Desta forma, se diminui a liquidez. Da mesma forma, quando são comprados os títulos, há injeção de moeda no mercado e aumento da liquidez. O mercado monetário é considerado a peça fundamental para liquidez em curto prazo. Assim, o governo consegue controlar a quantidade de moeda em circulação e o crédito. Ou seja, a liquidez afeta diretamente a economia.

Fonte: Suno Research em Mercado monetário: saiba o que é e como funciona esse ambiente.