Estava navegando pela internet e achei legal esse paradoxo e gostaria que vocês me explicassem o que pensam sobre o assunto.

"Deus seria capaz de criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo fosse capaz de erguê-la?

Se SIM, então ele não seria onipotente, pois não conseguiria levantar uma pedra que ele mesmo criou.

Se NÃO, então ele não é onipotente, pois não consegue criar uma pedra tão pesada que nem ele possa erguê-lá"

Se Deus Não consegue criar a pedra, ou não consegue ERGUER a pedra, ele deixa de ser omnipotente.

Outra coisa que Deus não consegue fazer é algo que implique numa contradição, por exemplo:

Deus NÂO consegue modificar o passado, para que o passado deixe de já ter acontecido...

eles perguntam
4 8
elas respondem
anônima
26/04/2020 15h30
Eu acho que Ele poderia criar e erguer kkkkk não vejo Ele com nenhuma limitação, o que é uma pedra pesada pra quem criou o universo inteiro?
anônima
26/04/2020 15h27
Eu gosto daquele paradoxo do hotel infinito com o número infinito de quartos e com infinitos hóspedes.

Esse que você citou não lembro se já vi.
anônima
26/04/2020 16h41
a classica
anônima
26/04/2020 19h44
Não vi lógica nesse raciocínio
eles respondem
26/04/2020 15h45
Não é questão de poder ou não, é uma falha lógica.
Imagine criar uma bola quadrada, isso não é possível, justamente porque as características do que será criado implica a sua não criação e não porque o criador não tem a capacidade de criar.
Levantar uma pedra que não pode ser levantada é como algo ser b e a ao mesmo tempo, tendo a condição de que a seja diferente de b, e isso é uma falácia lógica
26/04/2020 15h51
Esse paradoxo não tem sentido
1 Deus não pode fazer algo ilógico,como um triangulo quadrado,e também não pode fazer algo que implique em contradição como vc disse.
2 Não faz sentido Deus criar uma pedra que ele não conseguisse carregar,porque isso seria ilógico,entra em contradição com a onipotência.
26/04/2020 17h08
Isso é muito idiota porque o próprio conceito de onipotência vai de encontro com não poder simplesmente "não poder". Não poder fazer algo é totalmente contra o valor semântico da onipotência. Fora que também NÃO SABER como levantar implica em uma violação da onisciência. Não tem nenhum paradoxo aí.
26/04/2020 14h54
É um problema de lógica...
Não pensei por mim mesmo e já achei uma possível resposta no site "raciocíniocristão". Coloco aqui ou deixo em off pro pessoal?
anônimo
26/04/2020 15h29
É um excelente exemplo de paradoxo. Mas essa última frase, sobre o passado, a gente não pode afirmar com certeza.
26/04/2020 16h19
Mas o fato de ele não conseguir criar pedra de peso tamanho que ele não conseguiria erguê-la, seria um fato que só reforçaria a onipotência. Pois o poder é tamanho que não lhe impõe limite.
anônimo
26/04/2020 17h05
Esses dias tava pensando justamente nesse paradoxo e acho que tenho a resposta mais "correta" pra ele:

Deus poderia criar uma força de repulsão (tipo uma antigravidade) aonde a pedra estaria e assim ela começaria a flutuar (logo, sendo levantada do chão). Então, fazendo desta forma, ele seria capaz de criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo consegue levantar, e ainda sim, a conseguir levantar através dessa "antigravidade" que o mesmo criou ks.
01/03/2021 14h04
Basicamente é um probleminha de conceitos lógicos. É equivocado se pensar assim pelo simples fato de que um graveto por essência é composto de dois lados. Logo pedir para Deus criar um graveto com um único lado apenas se torna uma contradição não pelo fato de Ele não ser capaz e sim pelo fato de que seria tudo..menos um graveto..

A mesma coisa em relação a pedra. Uma pedra que não possa ser levantada deixa de ser uma pedra pois em essência pedra é uma massa X que se aplicada uma força Y ela se move...