Divisão por cultura etc... igreja fábrica de $$
anônima
28/04/2020 01h59
Foi criada para separar as pessoas, causar intriga desavenças. E hoje está claramente nítido, através das denominações, que o mais importante é o dinheiro pois muitas desviaram o foco, tornando-se empresas.
anônima
27/04/2020 23h54
tem gente que gosta
anônima
28/04/2020 02h12
Dinheiro e manipulação
eles respondem
28/04/2020 00h00
Até tô inspirado essa noite, vou responder sério.

Somos animais dotados de um poder de consciência e criatividade que nos separa de todos os outros seres vivos. Nosso instinto primata é vivermos em grupos, onde há hierarquia social pra organizar a proteção, o trabalho, o sexo, e etc. Pois bem. Até quantos humanos podem viver juntos a ponto de que todos lembrem de todos e saibam em quem podem confiar ou não, com quem simpatizam ou não, quem valorizam ou não? Não passa de uns 200. Esse é o número máximo de um grupo humano pré-histórico. Qualquer encontro com um humano ou hominídeo estranho, a postura era de defesa e desconfiança ou mesmo agressão direta.

Bom, então como se explica a civilização? O que permitiu que humanos encontrassem estranhos e não reagissem como qualquer animal diante de uma invasão de território, aceitando sem conhecê-lo que podia confiar que não haveria uma agressão imediata? Aí entra aquela fantástica transformação de seres humanos caçadores-coletores em sedentários praticantes de agricultura. A resposta é: a religião. A religião tem o aspecto esotérico (interno) e exotérico (para fora). No interno, ela identifica todos os seres humanos com as mesmas angústias mentais derivadas da consciência de si e da consciência da ameaça e principalmente da morte. No externo, ela fornece símbolos, ritos, valores morais, códigos comportamentais. Estou simplificando pra caramba, mas ok.

Vejamos isso há, digamos, 15 mil anos atrás, pois antes da última Era Glacial. Ao encontrar um outro hominídeo com os mesmo símbolos, pinturas, tatuagens, corte de cabelo, enfeites ou o que quer que seja, o indivíduo podia, mesmo sem conhecê-lo, partir do pressuposto de que o estranho, ao adorar as mesmas divindades, seguia as mesmas tradições, valores e etc. Ou seja, era confiável. A história da Civilização começa na Cidade Antiga, e tudo na Cidade Antiga era sobre tradição religiosa. A Religião é o que nos permitiu existir como seres (semi) civilizados
28/04/2020 02h00
Desnecessária.
27/04/2020 23h42
Eu sou um cristão e tive meu caráter e continuo tendo pelo poder do evangelho
Mas entendo quem é ateu pelo fanatismo atual
Gostaria que as pessoas leesem a inteligência de Cristo por Augusto Cury
anônimo
27/04/2020 23h49
Sempre vai existir.
28/04/2020 02h01
Nem ligo muito... Só não gosto desses extremistas religiosos.