Em questão de inteligência, segundo estudos a distribuição entre homens e mulheres funciona assim:
Há mais mulheres com inteligência média, há mais homens abaixo da média e burros e há mais homens acima da média e gênios. Isso já é uma das coisas que explicam pq a maioria dos gênios de todas as áreas (arte, exatas, biológicas etc) foram/são homens.
Isso é mais biológico, mas há o fator social, homens tendem a buscar mais as coisas e não se acomodar do que mulheres, em geral mulheres tendem a se acomodar depois de um tempo possuem uma lista de assuntos fúteis pelos quais se interessam maior que os homens, então elas gastam o tempo delas nisso.
Porém essa questão de ter cultura ou ser inteligente não tem nada a ver com ir ou não para a faculdade como teve gente que comentou aqui.
Há menos homens em Universidades por vários motivos: A maneira como as Universidades funcionam hoje é diferente de como funcionavam no passado e favorecem mais as mulheres do que os homens, é mais feminilizado. Também há a falta de figura paterna para homens, mulheres em geral amadurecem mais cedo e homens tem e/ou buscam outras opções para ganhar dinheiro, são a maioria dos empreendedores e também entram em serviços mais físicos. Mulheres apesar de serem maioria no todo, em sua maioria entram em cursos mais fáceis, que não ganham tão bem e duram menos tempo, dentro da Universidade se interessam por coisas como Estudos de gênero (prova que estar na Universidade não é sinônimo de inteligência). Homens são maioria esmagadora em todos os cursos mais difíceis (STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e em biológicas é bem dividido, porém em Medicina por exemplo mulheres são maioria em especializações mais "fáceis" e menos "perigosas" como dermatologia, e homens dominam as mais difíceis e perigosas como Neurocirurgia (82,5% nos EUA).